Qual é o melhor vinho para acompanhar salmão?

Peixe e vinho combina bem quando os sabores se harmonizam. Sempre lembrando que o molho nesse caso domina o paladar. Assim, quando são cremosos recomendam-se vinhos brancos encorpados e quando levam tomate sugere-se o acompanhamento de vinhos tintos de médio corpo. Mas, precisa sempre se levar em consideração a maneira de preparação e os ingredientes de todo o prato. O melhor vinho para acompanhar salmão é aquele que permite aproveitar o sabor marcante desse peixe carnudo e com alto teor de gordura. Vamos descobrir?

A harmonização pode ser obtida de duas formas distintas para se conseguir combinações equilibradas: por contraposição entre as principais sensações da comida e do vinho ou por concordância quando as características do prato correspondem ao sabor do vinho em algum aspecto. Por exemplo, uma preparação mais ácida não poderia ser combinada com vinhos frescos e ácidos, pois a soma resultaria em algo agressivo e desagradável às papilas gustativas. O mesmo não aconteceria se utilizássemos um vinho encorpado para ser apreciado junto a pratos mais gordurosos.

Como princípio geral deve-se selecionar um vinho que combine com o peso e a energia da refeição, por isso comidas de sabores marcantes pedem vinhos saborosos e com mais corpo e pratos mais delicados ficam ideais com vinhos mais leves. Portanto, quanto mais complexos os sabores de um prato, mais difícil é encontrar um vinho que harmonize bem. Outra dica é fazer a harmonização da culinária regional com os vinhos da mesma região.

Salmão e vinho, uma combinação bem-sucedida
Salmão e vinho, uma combinação bem-sucedida

Vinhos brancos

Quando o salmão for preparado na chapa, grelhado ou salteado na manteiga com ervas, com molho de mostarda e mel, fizer parte de um sushi ou sashimi o recomendado é usar um vinho Chardonnay por ser delicado na medida. Vinhos com a uva Torrontés também são boas pedidas porque agregam sensações amanteigadas, leve doçura e riqueza de aromas de amêndoas e flores. Vejam as sugestões da Wine Lovers, para essas combinações:

Dandelion Chardonnay Orgânico, da vinícola argentina Montlaiz, com 100% chardonnay. Cor amarela com leves reflexos esverdeados. Aromas tropicais com leves notas cítricas e florais. Na boca apresenta corpo médio e acidez bem equilibrada.

Finca Agostino Inicio Torrontés, da vinícola argentina, Finca Agostino, feito com 100% Torrontés, traz aromas de flores brancas, limão maduro e manga. Na boca apresenta notas de frutos tropicais e sabor intenso.

Se a preparação do salmão for ao molho cítrico de maracujá ou limão pede-se um vinho Sauvignon Blanc. Nossas sugestões:

Castillo de Jumilla Blanco, da vinícola espanhola, Bodegas Bleda, elaborado com 100% Sauvignon Blanc, apresenta cor palha e amarelo pálido com intensos tons de verde. No nariz é poderoso,
elegante e com memória complexa de variedades de ervas e frutos verdes. Na boca é bem estruturado, suave e muito fresco. Muito persistente com características dos frutos saborosos.

Château Haut Bon Fils Bordeaux Blanc, da vinícola francesa, Producta Vignobles, blend com 60% Semillon e 40% Sauvignon Blanc, oferece cor amarela suave. É um vinho branco aromático, frutado e bem equilibrado.

Vinhos brancos são ideais para preparações mais leves
Vinhos brancos são ideais para preparações mais leves

Espumantes

Caso prefira um bom salmão defumado, o ideal são os espumantes brut e rosés. Como por exemplo:

Cava Agarena Brut, da vinícola espanhola Bodegas Murviedro, elaborada com 85% Macabeo e 155 Chardonnay. De cor amarelo pálida com reflexos verdes. Espuma densa e borbulha fina e bem integrada. No nariz tem aroma de frutas frescas, um pouco floral. Na boca é cheio, sensação de cremosidade, bem equilibrado e amplo, com um final cítrico.

Veuve Taillan Blanc de Blancs, da vinícola francesa, Boisset, com uma combinação das seguintes uvas brancas: Airen, Ugni Blanc, Colombard, Durello, Macabeu e Chardonnay. De cor dourada pálida, mas um bouquet dominante de polpa de fruta branca, maçã e pera. É um espumante limpo e refrescante.

Aphros PAN Rosé, da vinícola portuguesa, Aphros Wine, é feito com 100% Vinhão. Possui notas de romã, frutas silvestres e folhas secas. É complexo, cremoso e fresco ao mesmo tempo.

Espumantes combinam com o defumado do salmão
Espumantes combinam com o defumado do salmão

Vinhos tintos

O salmão em pratos com molhos mais pesados de queijo ou com tomate pede um vinho com mais estrutura, no caso, um tinto leve das uvas Pinot Noir, Monastrell, Touriga Nacional e até um estilo Palhete. Confira os escolhidos:

Educated Guess Pinot Noir, da vinícola californiana Roots Run Deep Winery, elaborado com 100% Pinot Noir. Vinho profundo, rico e concentrado em cor e textura com deliciosos sabores de morango maduro, ameixa negra, cereja vermelha, frutas silvestres e especiarias com taninos firmes no final.

Castillo de Jumilla Crianza, da vinícola espanhola Bodegas Bleda, com 90% monastrell e 10% tempranillo. Cor vermelha cereja. No nariz possui rico bouquet e madeira presente, toques de coco, baunilha, balsâmico e minerais. Final frutado com um leve toque de cogumelos. Na boca é agradável com corpo e volume, tânico sem ser áspero, concentrado, delicioso e limpo

Garrocha Lisbon’s Mustache, da vinícola portuguesa Quinta do Garrido, com 25% Touriga Nacional, 25% Tinta Barroca, 25% Sousão e 25% Jaen. De cor rubi brilhante. Um vinho aromático, complexo, encorpado, mas suave. Voluptuoso, com um final longo, intenso e persistente.

Honrado Vinum Novum Palhete, da vinícola português Honrado Vineyard, com 40% Antão Vaz, 30% Arinto, 25% Viosinho e 5%Trincadeira. Cor vermelha leve, quase rosácea. Grande intensidade de aromas de fruta fresca vermelha e alguma mineralidade associada à talha. Macio, equilibrado, com um excelente frescor. Taninos finos e suaves.

Vinhos tintos leves combinam bem com salmão ao molho de tomate
Vinhos tintos leves combinam bem com salmão ao molho de tomate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *