Uva Pinot Gris – Guia definitivo

Muitas uvas parecem ser diferentes, mas algumas apenas apresentam nomes distintos pelo mundo. É o caso da uva pinot gris, conhecida assim na sua região de origem na Alsácia (França). É uma espécie Vitis Vinífera, de cor rosada, mas muito utilizada para produção de vinhos brancos. Gris, quer dizer cinza, em francês. Portanto, é uma uva branca. É muito conhecida na Itália como Pinot Grigio. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa curiosa uva?

Visão Geral da Uva Pinot Gris

A uva Pinot Gris é classificada como uma variedade branca, mas é muito variável em relação à cor da sua casca. Os produtores escolhem esse tipo de uva para fazer vinhos brancos na maioria das vezes, mas alguns apostam na versatilidade de suas características e elaboram vinhos rosés e tintos.

Sua cor é intensa, seu estilo é rico e untuoso na Alsácia; mas na Itália é um vinho de cor rosa delicado, leve e mais espirituoso. Curiosamente, encontra-se na Itália, 6.608 ha de área plantada. Na Alemanha, 3.192 ha. Na Romênia, 2.400 ha. Nos Estados Unidos, 2.084 ha e na França, 1.969 ha. 

Nesses países, a uva pinot gris expressa-se como no seu local de origem, ao entregar vinhos com bastante estrutura, alto teor alcoólico, baixa acidez, encorpados na medida e às vezes com certa picância.

<alt1>Alsácia é o local de origem da uva pinot gris
Alsácia é o local de origem da uva pinot gris

O sabor da Uva Pinot Gris

No seu melhor, o pinot gris pode ser untuoso, picante, com notas levemente adocicadas de mel e condimentos. Na Itália, em particular, devido ao terroir, é possível encontrar vinhos mais neutros, com notas cítricas e até minerais. No nariz apresenta um floral e um toque de cogumelos, especialmente na Alsácia, como uma característica comum da variedade.

Origens da Uva Pinot Gris

Os membros da família Pinot apresentam várias especificidades físicas intimamente relacionadas às de videiras silvestres do tipo ancestral, portanto podem ser consideradas cultivos antigos.

Os mais cultivados são da uva pinot gris, pinot noir, pinot meunier e pinot blanc. A maioria dos clones individuais dessas variedades tem mapas genéticos quase idênticos, o que implica que todos eles se originam da mesma planta ancestral de Pinot.

As diferenças principais que se pode encontrar na uva pinot gris e na pinot meunier estão nas células de sua camada externa, que possui uma constituição genética diversa dos tecidos internos da planta.

A uva pinot gris apresenta uma perda de cor na pele em comparação com a pinot noir, e é provavelmente o resultado de uma mutação em genes específicos desta camada celular que afetam o caminho para a produção de antocianinas ou outros compostos de cor.

<alt2>Uva pinot gris tem a casca rosada
Uva Pinot Gris tem a casca rosada

Sugestões Wine Lovers

A Wine Lovers possui em seu portfólio alguns rótulos das uvas pinot gris da Argentina e pinot grigio da Itália. Escolha o seu! 

Argentina – Novidade

Da família El Salvaje vem este novo vinho elaborado com a uva pinot gris: orgânica por ideologia, não filtrada e autêntica. É um vinho branco feito com 20% de suas peles, dando prioridade ao trabalho realizado com as borras durante todo o processo de fermentação e amadurecimento.

El Salvaje Blanco de Gris Orgânico, da vinícola argentina Casa de Uco Vineyards & Wine Resort, apresenta 100% pinot gris. Vinho branco, com fermentação em tanques de aço inox com leveduras indígenas, com 20% de suas peles sem filtragem. Posterior fermentação e amadurecimento em tanques de aço inox para completar o processo. Cor esverdeada clara com reflexos brilhantes. Aroma refrescante e levemente floral e de frutas como damasco e pêssego. Na boca é intenso e complexo com entrada mais fresca, boa acidez e persistência aromática. Ideal com crustáceos, ostras, peixes, cozinha japonesa e queijos de pasta mole.

<alt3>Vinho branco de pinot gris, primeiro da trilogia
Vinho branco orgânico de pinot gris

El Salvaje Blend de Blancs, da mesma vinícola, possui 35% sauvignon blanc, 25% chardonnay, 25% pinot gris e 15% torrontés. Envelhecimento das uvas chardonnay e sauvignon blanc em tanques de aço inoxidável, amadurecimento das uvas pinot Gris e torrontés em barris de carvalho francês de quarto uso. Este vinho é a essência do frescor, tanto no nariz como na boca. Forte acidez, sabores frutados representando bem as uvas torrontés e sauvignon blanc, uma estrutura particular dada pela fermentação e pelo envelhecimento da chardonnay e da pinot gris. Harmonize com frutos do mar, saladas, massas ao molho de queijo, frutas e queijos macios. 

<alt4>Uva Pinot Gris em blend para dar mais frescor
Uva Pinot Gris em blend para dar mais frescor

Itália

Foffani Pinot Grigio Superiore, da vinícola Azienda Agricola Foffani, possui 100% pinot grigio. Vinho branco, com fermentação do mosto em tanques de aço inox com temperatura controlada a 14o C, sem fermentação malolática e envelhecimento por batonage sur lies em tanques de aço inox durante todo o inverno. É afinado e amadurecido durante 6 meses na garrafa. Pronto para venda após um ano da safra. Cor amarela com reflexos de palha e de cobre. Aromas cítricos, flores de acácia, figos e feno, combinado com perfumes secundários de maçã madura e crosta de pão. Na boca apresenta corpo harmonioso, sofisticado e média estrutura. Ideal com entradas, queijos, pratos leves, carnes brancas e peixes. 

Foffani Pinot Grigio Ramato – Orange Style, da mesma vinícola, é elaborado com 100% pinot grigio. Fermentação do mosto em tanques de aço inox com temperatura controlada a 15o C, sem fermentação malolática e envelhecimento bor batonage sur lies em tanques de aço inox. É afinado e amadurecido durante seis meses na garrafa. Pronto para venda após um ano da colheita. Cor amarela com reflexos de palha e de cobre. Aromas de flores silvestres, feno e grama. Na boca apresenta corpo harmonioso, sofisticado e média estrutura. Combina com queijos, aves, vitela, massas, cogumelos, carnes brancas e peixes. 

<alt5>Vinhos laranja e branco, dois estilos da Pinot Grigio
Vinhos laranja e branco, dois estilos da Pinot Grigio

Se quiser saber mais sobre o estilo de vinho laranja clique aqui e leia o artigo “A verdadeira história do vinho laranja”.

11 respostas para “Uva Pinot Gris – Guia definitivo”

  1. Gosto muito da uva chardonnay e sauvignon , mas fiquei curioso p experimentar a uva pinot gris , só vou ver se encontro envelhecimento em Carvalho
    Me pareceu bom.

    1. Olá, Mario. Que legal saber disso. Sempre é muito bom conhecer uvas novas! O vinho Casa de Uco El Salvaje Blend de Blancs tem passagem em barricas de carvalho e possui a uva pinot gris em sua composição. Pode ser uma boa sugestão, não é? Espero que goste.

    1. Dedy, thank you for your message. Feel free to check out all the other articles on the blog. We have a lot of interesting content about wine!

    1. Wow, we appreciate your kind words about the photos. We really like to use images that relate to the subject and can complement the reading experience!

  2. Greetings, I think your web site might be having browser compatibility problems.
    Whenever I look at your site in Safari, it
    looks fine but when opening in I.E., it’s got
    some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a
    quick heads up! Apart from that, great website!

    1. Hello, have you tried accessing via Microsoft Edge? If you continue to have problems, let us know. We are grateful for your observation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *