Vamos fazer uma viagem para a região Noroeste da Itália. Basta cruzar o vale do rio Pó e encontramos a famosa região de Langhe, incluindo as renomadas cidades de Barolo e Barbaresco, em Piemonte. Os campos são repletos de vinhas plantadas em terraços nas colinas de Dogliani. Consegue imaginar a paisagem? Lá iremos visitar a vinícola Azienda Agricola Cozzo Mario. Quem vai nos apresentar o local é a nossa representante comercial Marilze Parodi. Então, conheça a vinícola agora!
A História
A Azienda Agricola Cozzo Mario está localizada nas colinas de Dogliani, na área de Langhe, que sempre foi uma terra de ótimos vinhos e tem suas raízes na primeira metade do século XIX. O local histórico é a Cascina Lasagna, cuja construção remonta ao século XVIII. Nos últimos anos, a vizinha Cascina Braida foi anexada.
A família está trabalhando com vinhos há cinco gerações. Atualmente, Mario, Gianluca e Daniele selecionam as melhores uvas para produzir seus vinhos, entre eles a linha Poderi Corte di Manzi, uma homenagem aos primeiros vinicultores da Cascina Braida, a Família Manzi.
A área da vinha, cultivada principalmente em Dolcetto, cobre cerca de doze hectares em solo argiloso, com exposição ao Sudoeste. As vinhas possuem mais de 18 anos de idade e estão localizadas em altitudes que variam entre 400 e 450 metros acima do nível do mar.
A Visita
Aproveitando que estava na Itália, a sommeliérè Marilze, decidiu passar em um dos nossos produtores de vinhos de Piemonte. Assim, conheça a vinícola Cozzo Mario a partir de seus relatos em seguida.
“Foi muito interessante conhecer a cantina e a família que cuida de tudo, desde a plantação até a vinificação. O Sr. Mario Cozzo e o Gianluca, seu sobrinho, junto com Giada, sua esposa, me receberam muito bem e prepararam um almoço especial com harmonização dos vinhos. Todos foram muito simpáticos e atenciosos. Gostei bastante da vinícola”.
Depois, ela passeou próximo às vinhas que são plantadas em declive. No hemisfério Norte a estação é a Primavera, por isso as uvas estavam ainda frágeis, pois foram retiradas do viveiro e plantadas no vinhedo. Começa a fase de tratamento para proteger a nova plantação de insetos e doenças fúngicas. Em breve, o calor trará vida à plantação.
O Piemonte concentra as DOCGs de Barolo e Barbaresco, que representam juntas alguns dos melhores vinhos da Itália e do mundo. A região de Langhe é conhecida pela uva nebbiolo e como sendo o coração da vinicultura de Piemonte, berço dos clássicos vinhos italianos. Saiba mais sobre essa e outras uvas da região no artigo “As uvas clássicas de Piemonte”.
Ela contou que saiu encantada com a recepção e o acolhimento dos proprietários que a trataram com muita consideração e carinho. Informou que eles estão à disposição para tirar qualquer dúvida sobre os vinhos, sobre a vinícola e sua produção.
Para isso, conheça a vinícola realmente adquirindo um de seus maravilhosos vinhos. Se não puder ir à Itália, compre essa experiência sem sair de casa ao abrir um dos seus rótulos mais famosos.
Sugestões Wine Lovers
A Wine Lovers tem em seu portfólio alguns rótulos especiais da Azienda Agrícola Cozzo Mario, da linha Poderi Corte dei Manzi. Quer conhecer?
Poderi Corte dei Manzi Barbera D’Alba DOC possui 100% barbera. Foi macerada por 10 dias em temperatura controlada a 26°C em tanques de aço inox, usando bombeamento manual duas ou três vezes por dia. Fermentação malolática em tanques de aço inox. Envelhecimento em tanques de cimento por 24 meses. Cor vermelho rubi, com tons granada. Aromas de flores e frutas, como cerejas pretas e cerejas marraschino. Um vinho redondo e acolhedor. Combina com antepastos, pratos à base de queijos, carnes vermelhas assadas e cozidas.
Poderi Corte dei Manzi Langhe Nebbiolo DOC apresenta 100% nebbiolo. Maceração por 10 dias em temperatura controlada entre 26 e 28°C em tanques de aço inox, usando bombeamento manual duas ou três vezes por dia. Fermentação malolática em tanques de aço inox. Envelhecimento em tanques de aço inox por 12 meses e mais 12 meses em tanques de concreto. De cor vermelha com aromas de flores selvagens, violetas e rosas. O sabor é seco, cremoso e redondo. Cozidos, assados e queijos semi-duros são as harmonizações recomendadas.
Poderi Corte dei Manzi Barbaresco DOCG é elaborado com 100% nebbiolo. Sua vinificação é por maceração durante 16 dias em temperatura controlada entre 28 e 30o C em tanques de aço inox, usando bombeamento manual duas vezes por dia. Fermentação malolática em tanques de aço inox. Envelhecimento em barris de carvalho por 24 meses e descanso em garrafa por mais 4 meses. Cor vermelho com reflexos alaranjados. No copo, emite fragrâncias etéreas, picantes e notas florais. Um vinho encorpado, equilibrado e com final longo. Ideal com carnes vermelhas em geral, assadas, carnes de caça e queijos temperados.
Poderi Corte dei Manzi Barolo DOCG com 100% nebbiolo. Maceração por 10 dias em temperatura controlada a 26o C em tanques de aço inox, usando bombeamento manual duas a três vezes por dia. Fermentação malolática em aço inox. Envelhecimento em tanques de cimento por 24 meses. De cor vermelha granada, com tons alaranjados. Aromas complexos de flores e frutas, como cerejas pretas e cerejas marraschino. Um vinho persistente, harmonioso, austero, equilibrado e com ótimo corpo. Acompanha bem antepastos, pratos à base de queijos, carnes vermelhas assadas e cozidas.