Visita a Bodegas Bleda

Férias chegando e todos pensando em aproveitar o mês para conhecer novos lugares, fazer uma viagem e descansar um pouco da correria diária. Mas, se você não pode ou irá deixar para outra época, fique tranquilo porque aqui faremos você mergulhar em um outro local e descobrir um pouco mais sobre uma vinícola cheia de história e tradição, localizada em Jumilla, na província de Murcia, na Espanha. Está preparado? Então, aperte os cintos que já vamos partir. Mas, antes vamos conhecer mais sobre nosso destino, a Bodegas Bleda.  

História da Bodegas Bleda

A vinícola está localizada em uma região com um dos patrimônios vitivinícolas mais ricos. A Bodegas Bleda é uma empresa familiar cuja origem remonta a 1915, ano em que foi fundada por Don Antonio Bleda. 

No início do século XX, foram pioneiros no engarrafamento do vinho. O emblemático “Oro Viejo” conquistou a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Barcelona, em 1929. 

Como uma empresa predominantemente exportadora, durante a década de 1940, a maior parte da produção já estava distribuída por toda a Europa. 

A empresa manteve sempre um forte compromisso na produção de vinhos jovens e crianzas de alta qualidade, graças à extraordinária dedicação de todas as pessoas que, há quatro gerações, fazem parte tanto no cuidado da vinha como na adega. 

Bodegas Bleda pertence à DOP (Determinação de Origem Protegida) Jumilla e conta hoje com 250 hectares de vinhedos. 

<alt1> Sede da Bodegas Bleda
Sede da Bodegas Bleda

Tradição e modernidade

Sempre tendo em conta o exemplo daqueles que os precederam, todos os anos a equipe trabalha para alcançar a mais requintada combinação de sabores, aromas e cores que as uvas daquele terroir podem oferecer, através de uma rigorosa seleção das vinhas e da conciliação dos métodos tradicionais de preparação e envelhecimento, com as mais modernas técnicas de vinificação disponíveis em suas instalações. 

Quase cem anos após a sua criação, a Bodegas Bleda realizou uma renovação total das suas instalações. No verão de 2008, a sede da adega foi transferida para o Valle de Omblancas, onde está rodeada de vinhas a uma altitude de 600 metros onde construíram uma adega do século XXI com a mais alta tecnologia, que consta com instalações de prensagem, produção, engarrafamento e sala de degustação profissional. 

Sua produção anual é de pouco mais de 800.000 garrafas. O cultivo principal é da casta monastrell. Seus vinhos foram reconhecidos em inúmeras competições nacionais e internacionais e painéis de degustação independentes e estão disponíveis em mais de 25 países ao redor do mundo, num total de 75% da produção de 1.550.000 litros. 

<alt2> Produção da Bodegas Bleda em instalação moderna
Produção da Bodegas Bleda em instalação moderna

O Vinhedo

De altitude, com mais de 600 m acima do nível do mar. Solo calcário, na sua maioria, com casca de cal de média permeabilidade, com grande capacidade de reter umidade e resistir a longos períodos de seca. 

O maior tesouro é a propriedade que conta com vinhas, cultivadas segundo os critérios da agricultura ecológica. A variedade predominante é a monastrell, de origem espanhola, que é plantada em toda a costa mediterrânea. 

Uva ícone

A variedade de uva monastrell é a mais adequada para o ambiente de Jumilla. As uvas precisam de um clima quente para amadurecer e são capazes de suportar condições de seca. A sua concentração frutada, açúcares e taninos elevados conferem aos vinhos uma personalidade elegante e características única.

Embora na vinícola Bodegas Bleda a uva monastrell seja a base fundamental para a elaboração dos vinhos, também se produz outras variedades de uvas tintas como: tempranillo, cabernet sauvignon, merlot, petit verdot e syrah, além das variedades brancas de sauvignon blanc, airen e macabeo. 

Devido às condições climáticas especiais e ao solo da terra, de todas estas castas obtem-se sabores mais intensos com nuances no vinho que diferem dos produzidos em outras regiões.  

Uma boa seleção de matérias-primas, o prazer de um trabalho bem feito e a conjugação das mais modernas técnicas de vinificação com métodos de vinificação antigos conferem aos vinhos da Bodegas Bleda uma aprimorada combinação organoléptica, que significa quais são as características da bebida percebidas pelo olfato, paladar e visão. 

<alt3> Vinhedo é o maior tesouro da propriedade
Vinhedo é o maior tesouro da propriedade

Jumilla

A Bodegas Bleda está localizada em Jumilla, no sudeste espanhol que fica a menos de 100 km da costa mediterrânea. Os vestígios arqueológicos encontrados nas proximidades sugerem uma ligação milenar entre estas terras e o mundo do vinho.

Mas, o auge dos vinhos de Jumila ocorreu especialmente no final do século XIX, já que a praga da filoxera não afetou os vinhedos da região.

Em 1915, a partir da pequena empresa familiar de produção de vinho e azeite, foram lançadas as bases da atual empresa. Bodegas Bleda decolou especialmente quando Antonio Bleda García assumiu as rédeas, apostando na comercialização e exposição de seus vinhos engarrafados.

Isso era incomum na época, dada a tradição de produção em massa que caracterizava os vinhos Jumilla. Nesses anos, nasceram algumas das marcas históricas, como Oro Viejo, Montesinos, Carche e Castillo de Jumilla, em homenagem ao monumento mais emblemático da cidade. (Em breve, artigo especial sobre o Castelo de Jumilla).

As origens da Bodegas Bleda remontam àqueles anos, em que a crescente procura de vinhos para exportação fez com que muitas famílias prosperassem graças ao cultivo da vinha e à produção de mostos e vinhos.

Há décadas, de forma contínua e até hoje, a família Bleda tem estado na vanguarda do projeto, mantendo uma forte aposta na produção de vinhos de qualidade.

<alt4> Pascual Tomás, diretor técnico, e Antonio Bleda, enólogo, cuidando das vinhas
Pascual Tomás, diretor técnico, e Antonio Bleda, enólogo, cuidando das vinhas

Depois dessa viagem, tenho certeza que ficou com vontade de conhecer essa maravilha, certo? Mas, por enquanto, o que podemos recomendar é beber os vinhos dessa região tão fascinante. Por isso, não deixe de fazer seu pedido e desfrutar um pouco do terroir de Jumilla.

Sugestões Wine Lovers

A Bodegas Bleda é parceira da Wine Lovers há muito tempo e sabemos da qualidade de seus vinhos, assim, sempre trazemos para o Brasil as safras mais premiadas das linhas Castillo de Jumilla e Pino Doncel. Se quiser experimentar basta clicar aqui e conhecer todos os vinhos disponíveis da vinícola. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *