A vinícola Santa Ema foi pioneira no Vale de Maipo no início do século XX, quando Don Pedro Pavone Voglino, imigrante italiano, esportista e empresário, descobriu a Ilha de Maipo, um terroir que há 60 anos expressa uma trajetória de sucesso na plantação e produção de vinhos da Cordilheira dos Andes. Vamos conhecer mais sobre esse incrível empreendimento chileno.
Uma empresa familiar
O fundador, Pedro, juntamente com seu filho, Félix Pavone Arbea, empreendedor e visionário, iniciaram em 1956 a empresa Viños Santa Ema, com avançada infraestrutura industrial para o desenvolvimento e gestão de vinhos de qualidade.
Assim, a vinícola conquistou o Chile e aos poucos começou a exportar para diversos países do mundo. Atualmente, está na quarta geração da família Pavone, que continua cuidando do espírito, da missão e visão de seus pioneiros: respeito pelas pessoas, prioridade na qualidade, cuidado com o meio ambiente e trazer a personalidade do terroir dos Andes para seu fiel público.
Portanto, Santa Ema é sinônimo de uma família apaixonada, dedicada e comprometida na produção de vinhos de categoria internacional no Chile. Uma família de 90+ pontos, que significa uma seleção de vinhos premiados pelas melhores instituições e entidades do mercado.
Linha do Tempo
Em 1917, Pedro chega ao Chile vindo da região vinícola de Piemonte, na Itália, para se estabelecer na pequena localidade de Ilha de Maipo.
Já em 1931, ele adquire a Fazenda Santa Ema com 35 ha, na área da Ilha de Maipo.
Em 1956, junto com seu filho mais velho, Félix, fundam a “Vinícola Santa Ema” e começam a produzir e comercializar vinhos de alta qualidade, alcançando grande prestígio e reconhecimento ao longo dos anos.
No ano de 1986, acontece a primeira exportação de vinhos Santa Ema para o mercado externo.
Em 2000, compra de 53 ha na Ilha de Maipo, na fazenda El Peral. Em 2003, construção de uma moderna adega, a vinícola El Peral.
Ao chegar o ano de 2011, conquista da Certificação de sustentabilidade e compra de 110 ha do campo de Cerro Blanco, em Pirque.
Em 2017, o neto Félix Pavone Moreno, da terceira geração da família, continua liderando a empresa junto com seus filhos, representantes da quarta geração da empresa.
Os Vinhedos
Santa Ema construiu uma rota da Cordilheira dos Andes até o Oceano Pacífico, oferecendo os melhores vinhos de cada zona de Maipo: Alto, Médio e Costa (Leyda).
Maipo Alto
Localizado em Cerro Blanco, vinhedo de montanha com 1.000 m acima do nível do mar, em Pirque, que possui 112 hectares.
A sua localidade o transforma em um dos cultivos mais altos do Vale e, portanto, possui uma grande oscilação térmica durante o dia e a noite.
O nome Cerro Blanco é uma alusão à coloração das terras originadas pelo mineral carbonato de cálcio, o cal, presente nas águas do rio Maipo que irrigam os vinhedos da região.
A qualidade dos vinhos tintos de Maipo é uma das mais consistentes na vinicultura chilena.
As encostas dos Andes têm solos geralmente definidos como de média e baixa fertilidade, ideal para o cultivo de videiras e a produção de vinhos maduros e de grande corpo.
Estas características tornam este vinhedo excepcional para o cultivo de videiras tintas e tornam-se o lar dos vinhos Icones, Ultrapremium e Premium da Santa Ema; pois é possível obter mostos com grande concentração de cor, muito expressivos, com ótimo corpo, acidez e aromas.
Maipo Médio
Localiza-se em El Peral, na Fazenda El Peral, com 45 hectares, na Ilha de Maipo. Os vinhedos encontram-se nas margens do rio Maipo, banhados por uma névoa que emana do afluente pela manhã.
Esta condição particular da região permite obter vinhos aromáticos, com muito boa acidez. Vinhos que são a expressão viva das frutas frescas. É uma das áreas mais reconhecidas e clássicas do Chile.
O rio Maipo junto com a influência da Cordilheira dos Andes têm um efeito climático notável tornando o solo adequado não só para vinhos tintos frutados, mas também para vinhos brancos das uvas sauvignon blanc e chardonnay.
O solo é plano, pouco profundo, aluvial e pedregoso, o qual reduz de forma natural a força da videira e controla o rendimento.
Deste vinhedo brotam as uvas para o renomado Santa Ema Gran Reserva Merlot. Um vinho que se destaca pelas suas frutas frescas, juntamente com as notas entregues pela madeira que são chocolate, baunilha e caramelo. Um vinho que transcende gerações e culturas. Hoje, um dos melhores e mais importantes merlots do Chile, merecendo reconhecimentos internacionais importantes.
Também são cultivadas as uvas cabernet sauvignon, malbec, sauvignon blanc e chardonnay.
Maipo Costa
Está em Leyda, Vale de Leyda, com 40 hectares distante apenas 10 km do Oceano Pacífico. Uma área de clima costeiro frio, com temperaturas máximas de 25 graus no verão, mas muito vento e sol, que permite obter vinhos de grande expressão aromática, com alta acidez e com muita presença de frutas frescas maduras.
Com vinhas plantadas nas suaves encostas das colinas fortemente influenciadas pela brisa marinha e a neblina oceânica arrastada pela Corrente de Humbolt, que torna propícia uma maturação lenta que tem como resultado vinhos brancos frescos, vibrantes e minerais e tintos complexos e aromáticos.
Deste vinhedo, são elaborados os vinhos das uvas sauvignon blanc, chardonnay, pinot noir e syrah.
Sugestões Wine Lovers
A Wine Lovers apresenta alguns vinhos do seu portfólio da Santa Ema para o consumidor começar a experimentar a linha.
Especialidades
Esse vinho revela um espírito jovem cativante graças à sua personalidade únicas e se destaca pelos aromas e sabores inconfundíveis e a perfeita combinação.
Barrel Reserve 60/40 é um vinho tinto com 60% cabernet sauvignon e 40% merlot. Cor vermelha rubi intensa. Aromas de frutas negras como ameixas secas e amoras, acompanhadas de notas tostadas, baunilha e pimenta-do-reino. Na boca é estruturado, volumoso, redondo, maduro e final persistente. Ideal com queijos, massas, carnes brancas e carnes vermelhas.
Select Terroir (varietal de origem)
Uma expressão inigualável em cada uma de suas variedades. Esta linha de vinhos apresenta uma grande concentração de fruta e pureza unida à origem com a inconfundível personalidade de cada uma das castas de cabernet sauvignon, chardonnay, sauvignon blanc, merlot e carmenere.
Reserva Carmenere é um tinto com 100% carmenere. Cor vermelha escura com reflexos violetas. Aromas intensos de frutas negras, como amoras, mirtilos, ameixas negras e toque de tabaco e pimenta-do-reino. Na boca é suave, aveludado, com taninos maduros, equilibrado, agradável e com acidez moderada. Combina com queijos, guisados de vegetais, massas e ceviches, empanadas, salmão e frutos do mar.
Reserva Chardonnay é um branco com 100% chardonnay. Cor amarela intensa e brilhante. Aromas intensos de frutas tropicais maduras como banana, maracujá e abacaxi. Na boca é jovem, frutado e bem equilibrado. Final agradável. Harmoniza com queijos maduros, frutos do mar gratinados, peixes gordurosos e carnes brancas.
Reserva Sauvignon Blanc é um branco com 100% sauvignon blanc. Cor amarela cristalina com tons esverdeados. Aroma intenso de frutas cítricas, acompanhadas de peras e maçãs. Na boca é jovem, fresco, com uma acidez equilibrada e agradável. Perfeito com peixes leves, queijos frescos, mariscos, ceviches e frutos do mar.
Reserva Rosé é um rosé com 70% cabernet sauvignon e 30% syrah. Cor rosada, casca de cebola. No nariz possui aromas intensos de frutas vermelhas, como morangos e cerejas. Na boca é fresco, elegante e com boa persistência. É um vinho com intensidade aromática e acidez. Ótimo com peixes, cozinha asiática e tailandesa.