Espumantes para Festas de Final de Ano

Natal e Ano Novo estão chegando e com eles vêm as festas, presentes, confraternizações e, é claro, os espumantes! Seja para brindar o novo ano que se inicia ou para celebrar momentos especiais em família, os espumantes são sempre uma escolha certeira. Quais são os principais espumantes mais procurados nessa época do ano? Quais tipos são os mais desejados pelo público? E que uvas são as mais buscadas? Vamos descobrir!

Os espumantes

Entre os espumantes mais procurados, há diversas opções que agradam aos mais diferentes paladares. Dentre eles, os brut são os preferidos do público. Essa categoria é caracterizada pelo seu sabor mais seco e equilibrado, sem perder a elegância e a refrescância que um bom espumante deve ter. Além dos brut, os espumantes moscatéis também são bastante apreciados, especialmente pelos amantes de um sabor mais adocicado.

A Wine Lovers tem algumas opções com excelente custo-benefício. Veja a seguir:

O Veuve Tailhan Blanc de Blancs com as uvas airen, ugni blanc, colombard, durello, macabeu e chardonnay é um espumante francês da região da Borgonha. Elaborado por fermentação natural no IVA, envelhecido por 3 meses. De cor pálida, bouquet dominante de polpa de fruta branca, maçã e pera. Perfeito para brindar nas festas de confraternização, pois combina com aperitivos e até sozinho.

A Cava Agarena Brut com 85% macabeu e 15% chardonnay é uma cava espanhola da região de Requena. Elaborado pelo método tradicional e fermentação em garrafa. Cor amarelo pálida com reflexos verdes. Espuma densa e borbulha fina e bem integrada. No nariz tem aroma de frutas frescas, um pouco floral. Na boca é cheio, sensação de cremosidade, bem equilibrado e amplo, com um final cítrico. Ideal com aperitivos leves, entradas com salmão, saladas, carnes brancas e sobremesas não muito doces.

A Serena 1881 Gran Cuvée Brut com 100% de uvas brancas selecionadas é um espumante italiano elaborado na região de Prosecco. Prensagem suave para preservar a qualidade de cada cepa. Cor amarelo palha brilhante com reflexos esverdeados. A perlage é viva, o aroma é intenso de delicadas frutas brancas. Sabor fino, fresco e macio no paladar. Perfeito como aperitivo, com pratos principais de carnes brancas e peixes leves.

<alt1> Espumantes brut são bastante apreciados em festas
Espumantes brut são bastante apreciados em festas

As uvas

Quanto às uvas mais buscadas, os espumantes normalmente são elaborados com as variedades chardonnay, pinot noir e riesling e, portanto, são os mais desejados pelo público. Essas uvas conferem aos espumantes características únicas, como aroma frutado, boa acidez e complexidade aromática.

O Villa D’Arfanta Prosecco Extra Dry com 85% glera, 15% blend de uvas brancas (chardonnay, pinot bianco e pinot grigio) é um prosecco italiano da região de Treviso. Elaborado por método de prensagem suave para preservar a qualidade de cada cepa. Cor amarelo palha, extremamente límpida e brilhante. O perlage é fino e persistente. O aroma é agradável de maçã com notas de toranja. Na boca é fresco e harmonioso. Combina com entradinhas de peixe e carnes e sozinho para festejar.

O Rhein Extra Brut com as uvas chardonnay, riesling e feteasca regala é um espumante da Romênia, região de Dealu Mare. Elaborado pelo método de fermentação natural Champenoise, com uma segunda fermentação em garrafa.  De cor amarela brilhante, com destaque para a sua elegante perlage, revela aromas a frutos tropicais, infusão de camomila, pequenas flores do campo, sabugueiro, pêssego e amêndoa. Uma estrutura finamente desenhada abriga um sabor redondo e uma complexidade harmoniosa. O final é ligeiramente crocante, com toques delicados de peras maduras. Ideal como aperitivo, com pratos leves de peixes, frutos do mar e carnes brancas.

<alt2> Uvas brancas são as mais utilizadas em espumantes
Uvas brancas são as mais utilizadas em espumantes

Harmonização

E quando o assunto é harmonização com as comidas típicas das ceias de Natal e Ano Novo, alguns espumantes se destacam. Para entradas e aperitivos, como canapés e saladas, os brut e os Brut Rosé são ótimas opções, pois suas características refrescantes e levemente ácidas combinam perfeitamente com esses pratos mais leves.

O Bojador Espumante Extra Dry com 100% arinto é um espumante orgânico português da região do Alentejo. Elaborado por fermentação alcoólica e maloláctica. Passa por uma segunda fermentação alcoólica em garrafa. Estágio degórgement após um período de 9 meses sobre a própria borra. Cor verde citrina. Borbulhas finas e persistentes. Aroma cítrico. Boa frescura e mineralidade. Excelente como welcome drink, com frutos do mar, peixes e entradas variadas. 

A Cava Viña Romale Rosado Brut Nature com 100% garnacha é uma cava espanhola da região de Extremadura. Elaborado por fermentação e maceração a frio com as cascas e o mosto por 10 horas. Cor de morango rosado. Borbulhas abundantes, finas e persistentes. Aromas intensos de frutas vermelhas. Na boca é redondo e muito equilibrado. Ideal com aperitivos, mariscos, patês, saladas, pescados e carnes brancas suaves.

O Aphros Pan Rosé com 100% vinhão é um espumante biodinâmico português da região do Minho-Lima. Elaborado por fermentação, estágio “sur lies” por 4 meses após filtragem, fermentação na garrafa, pelo método tradicional Champenoise. Degórgement a 26 meses. Cor clara e brilhante em tons de rosa cereja. Vigor, persistência, notas de romã, cereja, amora, frutas silvestres e folhas secas. Na boca apresenta complexidade, cremosidade, frescor e acidez. Harmonize com petiscos, entradas como ceviche, tartar de salmão, frutos do mar, ostras, crustáceos, peixe branco e pratos picantes.

Para o prato principal, seja ele peru, chester ou tender, os espumantes brut são novamente recomendados, pois seu sabor seco harmoniza bem com as carnes brancas e suínas. Já para sobremesas como panetone, rabanada e tortas, os espumantes moscatéis são a escolha perfeita por sua doçura natural.

Na hora de escolher o espumante ideal, é importante levar em consideração o seu gosto pessoal e também o tipo de comida que será servida. É sempre interessante buscar indicações de especialistas e se aventurar a experimentar diferentes rótulos para descobrir o que mais lhe agrada.

<alt3> Espumantes brut rosés estão crescendo na preferência
Espumantes brut rosés estão crescendo na preferência

Dicas úteis

O espumante deve ser apreciado gelado, a uma temperatura em torno de 6 a 8 graus Celsius, para que seus aromas e sabores sejam degustados da melhor forma possível.

A taça é um item muito importante. A taça flûte possui corpo comprido e fino, para manter por mais tempo as bolhas, ou seja, o perlage, dos champanhes, cavas e espumantes.

A taça vintage possui haste comprida e fina, mas o corpo é em formato de triângulo invertido. Tem bojo mais largo, por isso concentra melhor os sabores, no entanto deixa escapar as bolhas. Muito utilizada em festas refinadas, é conhecida também como taça coupe.

O tipo de copo que se utiliza para servir é fundamental para garantir que os vinhos alcancem uma oxigenação adequada e que nos permita sentir todos os seus sabores. Aspectos como aparência, texturas, espessura, cor e, até mesmo, volume são as principais diferenças entre as taças de cristal e de vidro.

Aproveite as festas de final de ano para brindar com espumantes especiais e descobrir novas harmonizações. Celebre a vida, a amizade e os momentos felizes que o próximo ano nos reserva. E lembre-se: o importante é brindar com moderação e responsabilidade. Portanto, se beber, não dirija!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *