No universo dos vinhos, há pessoas que se destacam pela qualidade de suas produções, outras por suas trajetórias inspiradoras. Fernando de Mendonça é um exemplo perfeito da junção entre paixões e sucesso profissional. Afinal, ele é um pesquisador e visionário que uniu tradição, arquitetura e vinhos. Conheça um pouco da sua história e saiba por que ele é o Dono do Castelo!
História de vida
Nascido em Guaramiranga (CE), em 02 de dezembro de 1924, e morador por escolha própria na cidade de São José dos Campos, esse cidadão exemplar construiu um Castelo Medieval que se tornou um ícone arquitetônico e, ao mesmo tempo, um refúgio para apreciar vinhos de alta qualidade.
Mendonça foi aviador da Força Aérea Brasileira, ingressando em 1943. Formou-se em Engenharia Eletrônica no renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o que já evidenciava sua dedicação e busca constante por conhecimento, afinal graduou-se com menção honrosa summa cum laude.
Fez seu Doutorado em Radiociências na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde recebeu o grau de PhD. Como representante do CNPq junto à NASA, manteve contatos fundamentais para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e a futura criação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde pôde desenvolver sua vocação pela ciência e inovação.
Castelos Medievais
No INPE, foi o primeiro Diretor do instituto até tornar-se diretor executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Enfim, construiu uma carreira de grande destaque nacional e internacional.
Entretanto, foi na NASA que Mendonça encontrou a oportunidade de unir esses conhecimentos técnicos com sua paixão por castelos. Durante sua trajetória profissional no exterior, principalmente ao visitar países da Europa, ele desenvolveu uma profunda apreciação pela arquitetura de castelos medievais e paralelamente criou um apurado paladar por vinhos.
Engenheiro formado, com várias especializações internacionais, ele trouxe para sua cidade do coração um conhecimento ímpar de como construir essas maravilhas do século passado.
Ao retornar ao Brasil, Mendonça decidiu aliar seu amor pela arquitetura medieval com seu amor pelo vinho, criando seu próprio castelo. O resultado foi uma majestosa construção que se tornou referência na região, encantando a todos que cruzam seus portões.
Mão de obra
Mas, para construir um castelo nos moldes que tinha conhecido na Europa, ele enfrentou uma série de dificuldades. Por isso, resolveu inovar e criar uma escola para os pedreiros e funcionários que fariam a obra majestosa.
Os colaboradores precisavam assistir todas as aulas e se dedicar ao máximo para fazer com perfeição todos os detalhes da construção, caso faltassem sem motivo comprovado ou muitas vezes, ele contratava outros e assim, foi até o final da monumental construção.
Hoje, ele possui no seu terreno, três castelos, cada qual com o seu charme em particular, compondo uma verdadeira Villa Medieval. O primeiro é menor, mas não foi do seu agrado para morar, então, ele acabou construindo outro, que apesar de ter mais espaço entre os cômodos, tem somente cinco suítes! O outro, mais recente abriga a área de lazer.
Os castelos foram todos feitos de acordo com as explicações dele e possuem uma simetria e proporção sem igual, até os tijolinhos aparentes estão na mesma distância um com o outro em toda a fachada. É muito capricho!
Todo castelo tem uma adega
Um verdadeiro apaixonado por vinhos renomados e premiados, Mendonça aprecia vinhos com produção artesanal, valorizando o cultivo cuidadoso das uvas e o processo de vinificação minucioso.
Com uma adega repleta de vinhos provenientes de diversas regiões do mundo, ele compartilha sua sabedoria e convida seus familiares e amigos a explorar um universo enológico riquíssimo. O Castelo Medieval de Mendonça é um espaço apenas para receber seus convidados e num maravilhoso sábado de Sol, no dia 11/11, promoveu para um grupo seleto de amigos um almoço delicioso regado a vinhos selecionados da Wine Lovers, de sua adega.
Almoço harmonizado
Aliás, recebeu os proprietários da importadora que também são seus amigos, Cátia Gramuglia e Walter Betta, juntamente com a sommelière Marilze Parodi, que selecionou com muito carinho os vinhos da reunião.
Todos os visitantes puderam apreciar a bela arquitetura e desfrutar de momentos muito agradáveis na companhia de Fermando e sua esposa Márcia, verdadeiros anfitriões. Essa experiência única permite que as pessoas se aproximem do universo dos vinhos, enriquecendo seu conhecimento e aprofundando sua apreciação pela bebida, além de conhecerem as instalações da sua atual moradia.
Exemplo de vida
Fernando de Mendonça é, sem dúvidas, um exemplo de cidadão para seus conterrâneos. Sua dedicação e determinação em unir suas paixões e compartilhá-las são inspiradoras.
Seu Castelo Medieval é um convite tanto para os amantes da arquitetura quanto para os entusiastas do vinho, aproximando esses universos de uma maneira única e cativante.
No Castelo é possível aliar não apenas a oportunidade de degustar vinhos excepcionais, mas também conhecer um pouco mais sobre sua trajetória de sucesso e se encantar com sua coleção de antiguidades e obras de arte.
Sonhar não custa nada
Após tantos anos de estudo e trabalho, ele conseguiu recriar um universo encantador e inspirador lembrando a todos de como é possível transformar sonhos em realidade através da combinação de paixão e dedicação.
Atualmente, está selecionando junto com alguns empresários um grupo de estudantes de baixa renda que tenham habilidades nas áreas de Economia, Medicina, Química, Literatura, etc para conseguir que no futuro cada um possa estudar nas melhores Universidades do mundo a fim de transformá-los em futuros Prêmios Nobels brasileiros. Com quase um século de vida, Mendonça não pensa em parar, está cheio de planos e atesta que todo sonho vale a pena, junto aos amigos, boa comida e claro, excelente vinho!
Quer fazer também um almoço ou jantar harmonizado com os vinhos da Wine Lovers? Então, escolha os seus preferidos na nossa loja virtual: www.winelovers.com.br que enviamos para todo o Brasil com frete grátis a partir de R$ 349,00.
Artigo muito bem escritor Gostaríamos de ressaltar o profissionalismo dos colaboradores da Wine Lovers, a qualidade dos vinhos apresentados e a simpatia de todos o que gerou uma degustação maravilhosa. Parabéns à Wine Lovers.
Olá Márcia, muito obrigado pela sua mensagem. Nós que agradecemos a parceria de tantos anos. Ficamos felizes que a degustação alcançou o seu objetivo. Estamos sempre dispostos a proporcionar momentos inesquecíveis aos nossos queridos clientes.
Gostaria de saber como entro em contato com o sr Mendonça, para uma visitação ao castelo. Obrigada
Att.
Watanabe
Oi, Gabriela. Tudo bem? Este ano já não conseguimos marcar mais porque ele está com parentes. Mas, posso tentar para o ano que vem. Ele só está recebendo amigos e parou com as visitações ao público. Posso ver com uma amiga dele para ir junto com vc se tiver mesmo interesse. Vamos lhe informando, ok? Obrigada pela mensagem e boas festas!
Trabalhei no Projeto SACI no CNAE, chefiado pelo Dr. Mendonça, no período Jan68-Ago70. É um grande prazer descobri-lo firme e forte e centenário no dia de amanhã, fiz 80 em fevereiro.
Parabêns.
Olá, José. Que privilégio ter trabalhado com o Dr. Mendonça. Deve ter muitas lembranças incríveis destes momentos. Ficamos muito felizes em poder levar boas recordações para nossos leitores. Vida longa para o dono do castelo! Abraços da equipe da Wine Lovers.