Dia Mundial da Viognier

Para terminar a nossa série especial sobre o Dia Mundial das Uvas comemorados durante o mês de abril, vamos escrever a respeito do World Viognier Day, ou seja, Dia Mundial da Viognier, que acontece todo 29 de abril. Portanto, encerramos o mês com uma uva branca francesa especial e apreciada por muitos winelovers. Também é conhecida pelo nome de Galopine e Vionnier, na França. É muito cultivada no seu país de origem, na Itália, nos Estados Unidos, na Argentina, no Chile e na Austrália. 

Celebrando o Dia Mundial da Viognier

A viognier é uma uva de alta qualidade que gera vinhos brancos, com bastante estrutura, com aromas de damasco e almíscar. Suas vinhas plantadas no norte do Rhône, na França, são as que possuem os melhores resultados. É considerada uma das mais importantes cepas brancas. 

Reconhecido como um dos produtores mais influentes de viognier, a vinícola Yalumba, da Austrália, marcou a data para destacar este vinho único e delicioso.  

Esta homenagem foi escolhida para ser anual em toda a última sexta-feira de abril, como o Dia Mundial da Viognier, que neste ano de 2022 acontecerá neste dia 29. 

Assim, o produtor Yalumba convida outros produtores e entusiastas de todo o mundo para celebrar esse dia.

A uva viognier faz um vinho branco de estilo médio a encorpado, com volume e alto perfil aromático. Se você aprecia o vinho chardonnay, então vai gostar também da viognier na sua taça. 

<alt1> As plantações de Yalumba são algumas das mais antigas da Austrália
As plantações de Yalumba são algumas das mais antigas da Austrália

Terroir mais famoso   

Pesquisadores acreditam que a terra natal dessa uva branca, cuja pronúncia é algo em torno de vee-on-yay, seja a Dalmácia (Croácia), mas que ela tenha sido trazida para o Vale do Rhône, pelos romanos, há mais de 2.000 anos e por lá se desenvolveu. 

Sua origem é o sul da França, no norte do Vale do Rhône em uma pequena denominação com muita história chamada Condrieu. Além deste vale, foi plantada também na região de Languedoc-Roussillon. 

Condrieu

Sua história e aspecto é semelhante ao da Côte Rôtie com encostas íngremes das margens do rio, vinhedos em terraços repletos de vinhas com a uva viognier, que é cultivada na região há séculos e favorecida pelo clima continental e suas encostas formadas de solo arenoso de granito, que contribuem para a produção de um dos vinhos mais originais do mundo.

O vinho elaborado nessa AOC é untuoso, aromático, com sabores secos e doces de frutas cítricas. O volume e a textura na boca é devido ao alto teor de álcool e à baixa acidez. São melhores quando mais jovens.

O único problema é que a cepa viognier é muito instável, de frutificação difícil e baixo índice de produtividade tornando o vinho raro e, por isso, mais caro.

Em todo o mundo existem aproximadamente 11.300 hectares de vinhedos da viognier, principalmente na França. Atualmente, também encontramos as vinhas na Austrália, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Chile, Argentina e até no Uruguai.  

<alt2> O Vale do Rhône é o local que a viognier expressa-se melhor
O Vale do Rhône é o local que a viognier expressa-se melhor

Características principais 

Os vinhos com a uva viognier têm muita fruta no nariz e na boca, como tangerina, laranja, pêssego e até rosas. Em zonas quentes apresenta notas de manga e ananás. Não é um vinho ácido, podendo ser seco e doce ao mesmo tempo. 

A acidez é média-baixa e a porcentagem de álcool é média-alta, como em todos os vinhos encorpados (13,5-14,5%). 

É um vinho que pode envelhecer em barricas o que lhe confere mais corpo, aromas de baunilha, caramelo, manteiga e especiarias da cozinha. Mas, os produtores tem a tendência de não deixar as garrafas envelhecer por muito tempo para não perder seu perfil aromático.  

Existem também estilos com fermentação malolática – quando convertem ácidos málicos (de maçãs verdes) em ácidos lácticos (de leite). Com esta fermentação o vinho obtém uma maior textura cremosa e notas de amêndoas. 

Os vinhos da viognier são ideais para complementar pratos que contenham amêndoas, frutas cítricas doces, frutas cozidas e ervas aromáticas. Combina com uma salada com frango, amêndoas, pêssegos e vinagrete de laranja. 

Pode beber na temperatura entre 10 e 12o C, recomenda-se que deixe por cerca de 5 minutos aberto antes de degustá-lo para que os aromas frutados e florais despertem completamente. Mas, não saboreie muito frio. 

<alt3> Uva viognier é uma casta branca aromática e gastronômica
Uva viognier é uma casta branca aromática e gastronômica

Sugestões Wine Lovers

Comemore o dia mundial da viognier com esses vinhos: 

O Von Siebenthal Riomistico da vinícola chilena, Von Siebenthal, é feito com 100% viognier. No nariz, apresenta aromas de flores de acácia e mimosa. Na boca sente-se o grande volume marcado por frutas tropicais e mel. Ideal com queijos suaves e macios, marisco, comida apimentada e carnes de porco. Recebeu os prêmios de 90 pontos – James Suckling e 91 pontos – Robert Parker. 

O Domaine des Pourthié Viognier da vinícola francesa, Delta Domaines, possui 100% viognier. Cor ouro pálida, rica e poderosa com aromas de pêra, limão e damasco. Corpo leve e médio, com alguma untuosidade, leve acidez, redondo, macio e refrescante com uma bela persistência aromática de frutas. Excelente como aperitivo ou com vegetais crus, saladas, peixes grelhados ou cozidos, frutos do mar, carnes brancas e queijos frescos. 

O Finca Agostino Reserva Chardonnay/Viognier da vinícola argentina, Finca Agostino, é elaborado com 60% chardonnay e 40% viognier. Delicada cor dourada brilhante. No nariz se aprecia seu estilo frutado onde se destacam os aromas de nozes, banana e mel com um toque sutil de pão torrado. No paladar é um vinho encorpado que combina a cremosidade da chardonnay envelhecida em barril, complementada pelo frescor da viognier. Combina com salmão branco, peito de frango grelhado com legumes e risoto de frutos do mar. 

O Byzantium Blanc da vinícola romena, The Iconic Estate, é um blend com as uvas viognier, sauvignon blanc e chardonnay. Cor verde-amarelada clara e brilhante. O sabor é redondo, vibrante e generoso, com delicados aromas de abacaxi, melão e sabugueiro derivados da sauvignon blanc e frutos amarelos maduros derivados da chardonnay. As notas sutis de pêssego maduro e damasco revelam a delicadeza da viognier. Harmoniza com peixes leves grelhados, frutos do mar, carnes brancas cozidas, saladas e legumes grelhados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *