A data escolhida para celebrar o dia mundial da moscatel é 09 de maio de cada ano. Este dia é dedicado a apreciar e comemorar uma das uvas mais populares do mundo dos vinhos. A uva moscatel é conhecida por ser aromática, ter sabor doce e propriedades florais. Ela é uma uva antiga, que tem sido cultivada há séculos em vários países ao redor do mundo. O objetivo deste artigo é explorar a uva moscatel, suas características e como ela é usada na vinicultura ao redor do mundo.
Origem da uva moscatel
O histórico da uva moscatel é um pouco confuso, mas geralmente os pesquisadores concordam que a uva teve sua origem na região do Mediterrâneo oriental, especificamente no Egito. Diz-se que o nome moscatel vem do termo em árabe “moscat” que significa perfume, em referência ao aroma característico da uva.
Desde então, a uva moscatel se espalhou pelo mundo, com cada região criando seu próprio estilo de vinho moscatel, com base nas condições climáticas e nos métodos de produção locais.
Características da uva moscatel
A uva moscatel é uma uva aromática que produz vinhos muito perfumados, cheios de notas florais. É uma uva de casca branca, média e frágil, que é facilmente afetada pelo clima, especialmente pelo excesso de umidade.
Os vinhos da uva moscatel são conhecidos por seu aroma intenso de flor de laranjeira e de mel, além de notas cítricas, e em alguns casos, de pêssego e damasco.
A uva moscatel tem características distintas, como a doçura natural, o aroma perfumado e a acidez equilibrada. Pode ser considerada, portanto, como uma uva “teimosa” no sentido de que, se não for tratada com cuidado adequado, pode resultar em vinhos excessivamente doces, sem acidez e com um sabor aborrecido.
A variedade moscatel é ideal para a produção de vinhos doces e espumantes devido à sua elevada doçura natural e alta acidez. No entanto, algumas regiões vinícolas produzem vinhos secos com ela, explorando as diferentes qualidades da uva sem que o vinho fique excessivamente doce.
A uva moscatel é encontrada em variedades branca e tinta, com a uva branca sendo a variedade mais comum e usada para a produção de vinhos doces e espumantes.
Regiões plantadas da uva moscatel
A uva moscatel é cultivada em diversas regiões do mundo, mas as principais áreas são: Espanha, Portugal, França, Itália, Austrália e Estados Unidos. Na Espanha, a região mais conhecida pela produção de vinhos da uva moscatel é a Catalunha, especialmente a sub-região de Penedès.
Em Portugal, a região do Douro e da Península de Setúbal são as mais conhecidas pela produção de moscatel. Na França, a região de Languedoc-Roussillon é a principal produtora desta variedade
Tipos de vinho moscatel
Existem vários tipos de vinho moscatel, incluindo vinhos brancos secos, brancos doces, rosés e espumantes. Os vinhos brancos doces são os mais conhecidos, e são feitos com uvas colhidas em um estágio avançado de maturação. Em alguns casos, são também adicionadas uvas passas. É por isso que esses vinhos são muito adocicados, e têm uma alta acidez, o que os torna ideais para acompanhar sobremesas.
Os vinhos espumantes de moscatel são particularmente interessantes e são feitos de forma semelhante aos vinhos brancos doces, no entanto, eles passam por um processo de fermentação em duas etapas. A fermentação secundária acontece em garrafa, como no método do Champagne, dando-lhes uma textura borbulhante.
Como comemorar o dia mundial da moscatel
No dia mundial da moscatel se comemora através de eventos, degustações e celebrações. A Catalunha (Espanha) é uma das regiões que mais celebra o dia. Durante a celebração, é possível visitar as adegas locais e experimentar vinhos moscatel em toda a região de Penedès.
Na França, a região de Languedoc-Roussillon promove um evento anual para celebrar a uva moscatel. As vinícolas locais abrem suas portas para visitantes, oferecendo degustações de vinhos, apresentações artísticas e atividades ecoturísticas.
Por fim, a celebração do dia mundial da moscatel é para celebrar uma uva versátil que produz vinhos deliciosos em todas as categorias. É uma oportunidade para descobrir novos rótulos e aprender sobre a história e as regiões produtoras dessa uva incrível. Se você ainda não experimentou um vinho da uva moscatel, reserve um tempo para desfrutar de sua doçura e do aroma floral. Certamente, será uma experiência inesquecível!
A uva moscatel é uma das variedades de uva mais antigas, versáteis e amplamente difundidas pelo mundo, e é encontrada em muitos países, incluindo França, Itália, EUA e Espanha.
Estilos de vinhos moscatel
Os estilos de vinhos que podem ser produzidos com a uva moscatel são extremamente variados e complexos. Esses vinhos podem ser doces, secos, espumantes ou fortificados.
O vinho moscatel doce é produzido a partir das uvas moscatel mais maduras e fermentado em tanques de aço inoxidável antes de ser envelhecido em barris de carvalho. Portanto, esse estilo de vinho geralmente apresenta aromas típicos de flores e frutas, como rosas, pêssegos e damascos.
O moscatel seco produz-se a partir das uvas moscatel mais verdes e usa técnicas de vinificação tradicionais como fermentação em barril misto ou em tanques de cimento. Geralmente, esses vinhos apresentam aromas mais sutis e são frequentemente mais ácidos do que os vinhos moscatel doces, mas podem apresentar sabores marcantes de frutas cítricas e flores.
Os vinhos espumantes são elaborados com a mesma uva moscatel que é usada para o vinho moscatel doce, mas são fermentados em uma segunda garrafa com açúcar e leveduras adicionais. Geralmente, esses vinhos apresentam aromas frutados e florais marcantes, como jasmim ou laranja.
Os vinhos fortificados utilizam uma adição de aguardente ao vinho em uma técnica que é chamada de fortificação. Esses vinhos podem apresentar um sabor alcoólico característico, mas também podem apresentar aromas acentuados de mel, pêssego e flor.
Vinhos de moscatel pelo mundo
A uva moscatel é cultivada em todo o mundo e utilizada para produzir uma variedade de vinhos característicos. A Wine Lovers possui dois vinhos elaborados com a uva moscatel.
Marina Espumante, da vinícola espanhola Bodegas BOCOPA, elaborado 100% com a uva moscatel de Alexandria, pelo método Charmat, onde a segunda fermentação é realizada em ambiente fechado, isto é, sem deixar escapar o gás carbônico. De cor amarelo palha, cristalina e brilhante. Bolhas minúsculas se desprendem em grande quantidade e intensidade formando um belo perlage. No nariz mostra-se potente, elegante e fino, com uma bela expressão varietal da moscatel, complementada por notas cítricas e de frutas tropicais. Longo, delicado e balanceado. Na boca apresenta toques frutados e bolhas finas que o tornam refrescante e leve. Excelente opção para Welcome Drink, com petit fours, para acompanhar uma sobremesa leve e frutas da estação.
Foffani Moscato Rosa, da vinícola italiana Azienda Agricola Foffani, feito com 100% moscato rosa. Cor vermelho rubi de intensidade moderada. Aroma de frutas vermelhas com destaque para framboesas. Na boca é denso, rico, com doçura concentrada, sem taninos, equilibrado e original. Por isso, é um vinho de sobremesa leve e fresco para acompanhar doces em geral, frutas frescas e sozinho como aperitivo.