Continuando a nossa série sobre o Dia Mundial das Uvas, no próximo dia 17 de abril comemora-se o dia mundial da malbec, conhecido como Malbec World Day. Nessa ocasião, os produtores da Argentina se reúnem para fazer um evento específico e muitas promoções acontecem. O artigo explica como nasceu essa tradição e a importância da criação de mais dias para que as pessoas possam experimentar cada vez mais vinhos com uvas diferentes.
Dia da Malbec
Em 17 de abril de 1853, o agrônomo francês Michel Aimé Pouget apresentou para políticos da província de Mendoza a intenção de estabelecer uma Escola de Agricultura na região. Ele trouxe algumas castas francesas para testar em solos argentinos.
A Lei foi aprovada meses mais tarde, mas a primeira data ficou estabelecida como o primeiro passo para a uva malbec conquistar o país e em seguida o mundo. Assim, essa data tornou-se o dia mundial da malbec atualmente.
A cepa tinta malbec veio diretamente da região de Cahors, localizada no sudoeste da França. Desde os primeiros cultivos, ela teve uma adaptação incrível e ao longo do tempo tornou-se a uva ícone do país com uma produção equivalente a 59% de todo o plantio mundial.
A data surgiu para estimular a indústria vinícola argentina e aos poucos o país desenvolveu uma das maiores produções de vinho com a uva malbec. Apesar da sua origem francesa, ela conseguiu se estabelecer no terroir da Argentina e dar ótimos resultados.
Criada em 2011 pela Wines of Argentina e contou com o apoio do presidente argentino da época, Domingo Sarmiento, que se compromissou a transformar em uma potência a indústria vinícola do país.
A Uva Malbec
A uva malbec também é conhecida como côt no sudoeste da França, onde foi originária. No final do século passado atingiu sua notoriedade devido aos vinhos produzidos na Argentina, tanto que muitas pessoas acreditam que ela é uma uva argentina.
Aliás, virou a uva ícone do país por causa dos vinhedos localizados principalmente em Mendoza. A região de Luján de Cuyo foi a primeira Denominação de Origem (DO) oficialmente reconhecida em toda a América do Sul.
A malbec foi cultivada em países como Chile, Estados Unidos e Nova Zelândia. Assim, produziu estilos diversos: vinhos mais frutados, macios, com bom corpo, frescos e de grande complexidade. Que harmonizam com carnes vermelhas, molhos cremosos e queijos curados.
Também é considerada como uma das mais importantes e presente nos melhores vinhos argentinos, repleta de sabores condimentados e de frutas silvestres, cor profunda e taninos potentes.
É versátil, porque pode ser misturada a outras uvas, tem sabor único e amadurece bem ao Sol da América do Sul, produzindo ricos e exuberantes vinhos. É um das cepas mais plantadas na Argentina, ocupando cerca de 17% da área vinícola total.
Por isso, o dia mundial da malbec é muito merecido e esperado pelos amantes de vinho. É a ocasião perfeita de degustar novas safras, vinhos boutique e de pequenos produtores para conhecer as diferenças entre cada região, destacando Mendoza, Luján de Cuyo, San Juan e Rio Negro.
Se quiser saber mais sobre os vinhos da Argentina, clique aqui, e leia também o artigo sobre como descobrir os melhores vinhos argentinos!
Recomendações Wine Lovers
A Wine Lovers tem diversas opções de vinhos com a uva malbec, desde monovarietais até blends impressionantes para todos os nossos clientes. Conheça alguns deles e brinde esse dia em grande estilo!
Da vinícola Kalós Wines, o vinho Kalós Sin Rodeo Malbec com 100% malbec. De cor vermelho rubi profunda, no naris possui aromas de frutas vermelhas e especiarias. Na boca é forte e estruturado por taninos marcantes. Ideal com carnes vermelhas grelhadas e assadas, queijos maturados.
Da vinícola Casa de Uco Private Vineyards & Wine Resort, o vinho Casa de Uco El Salvaje Malbec com 100% malbec. Envelhecimento em cubas de concreto. Vinho expressivo, poderoso e complexo. Apresenta alta concentração de taninos com aromas intensos. Combina com churrasco, carnes vermelhas grelhadas, carne de cordeiro, aves com molhos vermelhos, massas recheadas e queijos duros e semiduros.
Da mesma vinícola, o vinho Casa de Uco El Salvaje Rosé com 100% malbec. Este vinho revela a malbec em sua forma mais natural. Expressivo, feito com uvas de um terroir único, poderoso e elegante. Presta homenagem à rica paisagem, flora e fauna nativas da região. Ideal com carnes brancas e vermelhas grelhadas, massas e queijos diversos.
Da vinícola Las Meninas, o vinho Boro Blend de Tintas com 93% malbec, 5% cabernet franc e 2% merlot. De cor vermelho intenso e brilhante, com tons de violeta. Fresco no nariz, vivaz e floral. Algumas notas de evolução que remetem a frutas mais escuras (ameixa, amora, etc). Na taça ele flui bem, na boca entrega um sabor mais doce de entrada amplo, harmônico e equilibrado. Tem uma persistência média, repetindo as frutas escuras e algumas notas florais. Provoca uma salivação ao final muito agradável, convidando ao próximo gole. Harmonize com massas recheadas e carnes grelhadas.
Da vinícola Finca Agostino, o vinho Finca Agostino Inicio Malbec com 100% malbec. Vermelho vivo com intensos matizes violetas. No nariz destacam-se os aromas frutados, principalmente de amora e ameixa madura, combinados com aromas secundários de baunilha e pão torrado. É um vinho redondo ao paladar, com taninos suaves e agradável final de boca. Perfeito com churrasco, carnes vermelhas e chocolate com frutas vermelhas.
Agora que você conhece mais sobre o dia mundial da malbec e tem muitos vinhos com a uva malbec à disposição na loja virtual da Wine Lovers que tal selecionar algumas garrafas e fazer desse dia um dos mais marcantes, até porque nesse ano será junto com a Páscoa!