Algumas uvas são tão conhecidas e apreciadas internacionalmente que ganharam até um dia para os enófilos comemorar. O mês de abril é repleto deles, por isso resolvemos fazer uma série para contar a história de cada uma. No próximo dia 14 é o Tannat Day, em 17 é o Malbec World Day, em 27 será o World Marselan Day e para fechar as homenagens, no dia 29 teremos o International Viognier Day. Esse primeiro artigo abordará o Dia Mundial da Uva Tannat.
Tannat Day
O dia escolhido para divulgar a uva tannat no mundo foi 14 de abril porque foi quando, em 1894, faleceu Pascual Harriague, imigrante basco-francês que trouxe a casta para o Uruguai.
Desde que os imigrantes bascos plantaram as primeiras vinhas, nos anos de 1870, a indústria vinícola uruguaia progrediu. Grande parte dos vinhedos fica no sul, local mais frio, perto de Montevideú, caso de Canelones e San Jose, onde estão as vinícolas mais importantes.
Produtores famosos iniciaram seus vinhedos em 1914 e cultivam as vinhas na região de Canelones, onde a influência do Oceano Atlântico estabiliza a temperatura e prolonga o período de desenvolvimento. Mais ao norte, várias províncias têm bom potencial como em Rivera, onde também existem outras vinícolas.
Uva Tannat
No Uruguai, a uva tannat é chamada também como harriague, em homenagem ao pioneiro, e atualmente é a mais cultivada. Proveniente do sul da França, ela é responsável pelos vinhos uruguaios mais interessantes, tipicamente de cor profunda, estrutura firme e frutas negras, mas a qualidade pode variar bastante.
É preciso passar por madeira para poder dar uma amaciada nos taninos. Uvas internacionais como cabernet sauvignon, merlot, sauvignon blanc e chardonnay também estão ganhando popularidade.
Portanto, a tannat é a principal casta do Uruguai e aproximou o país aos demais. O dia mundial da uva tannat consolidou a presença da casta na região e é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre esse vinho. Ela é considerada como um patrimônio nacional e ocupa cerca de um terço de todos os vinhedos.
No total são 400 vinícolas, aproximadamente 30 delas exporta seus vinhos. Os produtores apostam nas mais diversas tipologias de vinhos produzidas com a tannat que variam desde espumantes, rosés leves e frutados passando por vinhos tintos jovens, tintos de guarda e até mesmo vinhos licorosos.
O Uruguai tem 6.500 hectares de vinhedos e é o quarto maior produtor de vinhos da América do Sul, com consumo de 24,5 litros de vinho por habitante por ano. Ele está localizado entre os paralelo 30 e 45o de latitude sul, considerados como um dos melhores locais para o plantio de videiras.
Com um clima marítimo temperado, o país é cercado pelo Oceano Atlântico e pelos rios da Prata e Uruguai, o que tornam as temperaturas noturnas baixas e auxiliam na elaboração de vinhos finos e com frescor.
A tannat jovem apresenta cores mais vivas, com tons de violeta, púrpura e aromas frutados, na medida em que amadurece os taninos se suavizam e os aromas tornam-se mais sutis e complexos. Esse é um dos segredos dos vinhos uruguaios ser tão especiais, mais uma motivo para celebrar o dia mundial da uva tannat.
Sua fama é conhecida por todos como a uva que gera vinhos tânicos, encorpados, com bastante adstringência e acidez alta. Ela traz características de um vinho com frutas negras maduras, às vezes, se encontra chocolate nos seus aromas, e sem dúvida nenhuma quando trabalhada bem na madeira, agrega também todas as nuances provenientes dela como coco, baunilha e chocolate amargo. Na harmonização são indicadas as carnes vermelhas. É o par perfeito de um bom churrasco.
Recomendações Wine Lovers
A Wine Lovers tem em seu portfólio a vinícola Artesana Winery, que produz vinhos artesanais, de alta qualidade e com excelente custo-benefício. É a primeira a elaborar vinhos com a uva Zinfandel, em blends incríveis com a tannat, merlot com tannat e monovarietal. Vale muito a pena descobrir esses novos sabores, aproveitando o dia mundial da uva respectiva.
Artesana Zinfandel possui 100% zinfandel. Apresenta grande complexidade de aromas de frutos maduros no nariz. Na boca é redondo, elegante, com frescor e taninos suaves. Possui bom potencial de guarda. Combina bem com carnes vermelhas, de caça e porco.
Artesana Tannat possui 100% tannat. Apresenta aromas de cassis e amoras, boa concetração e frescor. Na boca mantém a sensação de frescor. Possui grande potencial de guarda. Ideal com massas, carnes suínas, de caça e vermelhas.
Artesana Tannat Rosé possui 100% tannat. No nariz é muito fresco e com boa concetração e elegância de frutas negras. No paladar percebe-se muito refrescante. Possui grande potencial de guarda. Harmoniza bem com carnes de caça, porco, vermelhas e massas.
Artesana Reserva Tannat feito com 100% tannat. É um vinho encorpado e impregnado com cassis ricos e muitas amoras. Repleto de camadas de alcaçuz, cravo, cedro e pimenta da Jamaica. Na boca é harmônico, redondo e com final persistente. Pode ser harmonizado com carnes vermelhas, de caça, de porco e massas.
Artesana Reserva Tannat – Merlot com 50% tannat e 50% merlot. É um vinho rico em frutas silvestres vermelhas e pretas, notas de especiarias e cedro tornando-se um vinho com acabamento elegante, redondo e persistente. Combina bem com massas e carnes como salsichas, carne de carneiro e de porco.
Artesana Reserva Tannat – Zinfandel com 80% tannat e 20% zinfandel. Apresenta grande complexidade de aromas, desde os frutos maduros até as especiarias e um delicado defumado. É redondo, com taninos suaves e amadurecidos, resultando em um final longo. Perfeito com carnes vermelhas de caça e de porco.
Artesana Reserva Tannat – Zinfandel – Merlot com 55% tannat, 25% zinfandel e 20% merlot. É m vinho profundamente aromático com ricas camadas de framboesa preta, alcaçuz, cedro e especiarias. Promove um paladar aveludado e suave, com final redondo. Combina com queijos fortes, massas, assados e carnes grelhadas.
Artesana Reserva Cabernet Franc – Merlot com 55% cabernet franc e 45% merlot. Com coloração vermelha grená. No nariz tem nuances de frutas vermelhas e leve picância que oferecem um toque de madeira. Na boca é redondo, agradável e frutado. Boa concentração, equilíbrio de sabor, frescura aromática e grande aptidão para o envelhecimento. Ideal com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carnes de caça e queijos duros e semiduros.
Portanto, fica mais do que claro perceber que quanto mais informações o público tiver nesse dia mundial da uva tannat, maior será o interesse e consequentemente o consumo sobre vinhos elaborados com essa uva ícone do Uruguai.