Como armazenar vinhos?

Você compra vinhos finos e de qualidade, certo? Então, fica sempre a dúvida de como manter as garrafas em um bom estado de conservação para poder beber quando quiser sem se preocupar com o que vai acontecer após abrir sua bebida. A pergunta sobre a melhor maneira de armazenar vinhos que muitos apreciadores fazem é simples de ser respondida desde que siga algumas regras básicas.  

Armazenagem

A maioria dos vinhos vendidos é atualmente elaborado para consumo em pouco tempo, alguns anos apenas. Aqueles vinhos que melhoram com o tempo são basicamente do Velho Mundo, mas bons produtores de outras regiões vêm fazendo a bebida com um bom amadurecimento. A dica é sempre tomar o vinho o quanto antes e não deixá-lo muito tempo envelhecendo, caso não seja um vinho de guarda! 

Certos vinhos estagiam um período na garrafa para melhorar a sua complexidade e ocorrerem as reações químicas necessárias para transformar seus sabores e aromas. Nos vinhos tintos, a cor fica mais branda e os taninos se suavizam, algumas cepas aportam aromas de cogumelos, couro e cedro. 

Já os vinhos brancos ficam mais intensos e o sabor menos adocicado. Seus aromas ganham nuances de nozes, querosene e cera. Caso os vinhos passem por barricas de carvalho, suas notas de especiarias, coco e baunilha ficam mais sutis conforme ocorre seu amadurecimento.

Alguns vinhos precisam estagiar nas garrafas e melhoram com o tempo

Adega ideal

Antes de chegar à mesa do consumidor o vinho deveria ser conservado de forma especial em uma adega. Esse local deve ter as seguintes características: ser subterrâneo de preferência, com pouca luz, fresco, com temperatura estável, com o mínimo de alterações térmicas diurnas e sazonais. 

Ventilado, mas não seco, limpo, sem cheiro de nenhum tipo, situado com face sul no hemisfério sul e com face norte no hemisfério norte, mas nunca no eixo leste-oeste. Longe de barulhos e livre de vibrações, para que naquele ambiente, o vinho possa desenvolver o bouquet e seu sabor único. 

Esse categoria de adega natural, muitas vezes só os produtores possuem mesmo, mas é possível com a ajuda da tecnologia recriar um ambiente artificial e obter resultados ótimos também para armazenar vinhos em casa.

Adega natural é o local mais apropriado para armazenar vinhos

Crie uma adega

Escolha um local da sua residência para fazer a sua adega, pode ser um vão de uma escada, num sótão ou no porão desde que observe alguns cuidados: sem a presença de alimentos ou produtos de limpeza; sem muita iluminação pela luz direta do Sol e exposição à face norte no hemisfério sul (onde o cômodo fica exposto mais tempo durante o dia), sem muita umidade ou calor.  

É preciso manter a temperatura constante entre 10 e 15o C, preferencialmente. Escolha ambientes escuros e guarde em caixas seladas. O ar não pode ser muito seco porque pode causar o ressecamento da rolha e, assim, permitir sua contração causando a passagem do ar que oxidará o vinho e com o tempo o transformará em vinagre. Portanto, o local precisa ser ligeiramente úmido e ficar em torno de 70 a 75%. 

Lembre-se também que a vibração e o movimento não são bons para armazenar vinhos, por isso não faça sua adega ao lado de áreas com máquinas de lavar roupa, secadoras, lava-louças, refrigeradores, etc. Evite ao máximo ficar mexendo e mudando as garrafas de lugar. 

É melhor armazenar vinhos deitados – sobre prateleiras de madeira, pois o material absorve e atenua vibrações –, afinal o contato do líquido com a rolha evita que esta resseque. Os espumantes e vinhos com tampa de rosca (screw cap) podem ficar em pé devido ao material diferente do lacre. 

Móvel planejado para guardar vinhos é uma boa opção
 

Adega moderna

Se nada disso for viável, a alternativa é adquirir uma adega de vinho climatizada. Esse aparelho possui digitalmente como manter a temperatura estabilizada, várias prateleiras para colocar as garrafas deitadas e em alguns mais recentes já oferecem até dois ou mais ambientes internos com diferentes graus de temperaturas para vinhos tintos e para vinhos brancos, rosés ou espumantes.

Lembrando que esta adega serve para aquelas pessoas que pretendem consumir em um curto período e querem armazenar vinhos em condição ideal ou próxima ao desejado de modo a harmonizar com refeições, encontros e ocasiões mais cotidianas. Se a intenção for manter vinhos de guarda por longos anos, essa alternativa não é a recomendada. 

Outro cuidado é não abrir a porta da adega o tempo todo porque a temperatura costuma aumentar rapidamente e essa mudança brusca é prejudicial aos vinhos. Fique atento com as quedas de energia, pois muitas horas sem luz pode alterar as bebidas mais delicadas. 

Como últimas dicas, compare os modelos disponíveis no mercado: com compressor (igual à geladeira) ou termoelétrico; escolha o tamanho da adega conforme a sua necessidade (6, 12, 24, 36 ou mais garrafas); lembre-se do custo anual de manutenção, consumo de energia elétrica, controle de umidade e ruído.

Armazenar vinhos em adegas climatizadas faz parte até da decoração

Sugestões Wine Lovers

A Wine Lovers possui opções de brancos, rosés, tintos e espumantes à disposição para você poder montar sua adega e armazenar vinhos para qualquer ocasião. 

Recomendamos ter 3 brancos, 3 tintos, 2 rosés, 2 espumantes e deixar 2 espaços livres para aproveitar as oportunidades e presentes que receber dos amigos e familiares, sem precisar tirar nenhum da sua adega, caso escolha com 12 lugares para armazenar vinhos. 

Para adquirir clique nas categorias de vinhos em seguida: brancos, tintos, rosés e espumantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *