Vinhos brasileiros: Mantiqueira to Glass

A Wine Lovers acaba de lançar para complementar seu portfólio, vinhos brasileiros! Isso mesmo, após muita pesquisa, visitas e degustações, temos uma grande satisfação e alegria de anunciar mais uma vinícola com as características ideais para conquistar os nossos clientes. Afinal, são vinhos de alta qualidade produzidos com uvas próprias, elaborados em pequena escala, com atenção especial a cada videira, que nascem da paixão e perfeccionismo de um casal de enólogos que promete levar a Serra da Mantiqueira à sua taça.

A Escolha

Roberta Cavalcanti e Luis Toledo decidiram produzir vinhos finos no Brasil. Ela, formada em engenharia e certificada em Enologia pela University of California, em Davis (UC Davis); ele, engenheiro pela Escola Politécnica da USP (POLI-USP), diplomado em Produção e Elaboração de Vinhos na Pontifícia Universidade Católica do Chile e certificado pela WSET Level 2 – Estados Unidos e Level 3 – Chile. 

O projeto dos vinhos brasileiros iniciou-se em 2014 e o objetivo foi encontrar um local que possuísse diversas características ideais como: categoria de solo, exposição solar, altitude e topografia, para a produção de vinhos finos de altíssima qualidade no país. Após um ano, acharam o terroir perfeito num pequeno pedaço da Serra da Mantiqueira, isolado a pelo menos 12 km de qualquer centro urbano, no Sul de Minas Gerais, mais precisamente no município de São Gonçalo do Sapucaí.

O mais interessante é que o casal de enólogos não tinha familiares ligados ao mundo do vinho e nem era proprietário de terras para instalar o vinhedo inicialmente. Então, isso acabou sendo um diferencial para a escolha do local mais adequado para a criação da Vinícola Artesã. Eles não precisavam, realmente, seguir os passos de ninguém e puderam meticulosamente escolher uma propriedade com peculiaridades necessárias para o cultivo das videiras. 

Como diz o ditado popular “quem procura, acha”. Eles procuraram bastante e encontraram na terra do café do sul mineiro, com o auxílio de geólogos e uma equipe de agrônomos especializada em uma técnica muito particular, a dupla poda, cerca de 6 hectares para a instalação de dois vinhedos com diferenças incríveis!

Serra da Mantiqueira é um lugar único e especial

A Seleção

Com o local escolhido, os sócios-proprietários fizeram um estudo minucioso do solo, da incidência do Sol e do relevo. As vinhas foram plantadas entre 915 e 1.000 m acima do nível do mar, obtendo uma maior amplitude térmica, com noites frias abaixo de 12o C podendo aportar para as uvas mais acidez e aromas. 

A exposição Nordeste proporciona uma ótima incidência de luz para a maturação completa da uva trazendo taninos maduros, mais coloração e complexidade. Além disso, os vinhedos foram implantados em encostas íngremes em uma inclinação superior a 20.o, com relevo em forma de anfiteatro, que significa uma maior canalização dos ventos secos do Norte que constantemente aparecem ao longo do ano. O clima é temperado quente, com invernos bastante secos, verões chuvosos e temperatura anual média de 20o C. 

Assim, foi possível selecionar precisamente em qual terroir cada variedade de uva conseguiria obter o máximo de rendimento, com uma produtividade baixa para aumentar a qualidade da parcela desses vinhos brasileiros. 

Portanto, criou-se o Vinhedo Mosaico subdividido em 5 parcelas por possuir grande diversidade de solo.  Na área mais elevada é de argilo-granítico e argiloso, e à meia-encosta é argiloso. Dessa forma, cultivam syrah, cabernet sauvignon, cabernet franc e petit verdot e na porção mais fria, sauvignon blanc. O outro foi chamado Vinhedo Alto Mar – devido a uma interessante rocha que lembra uma baleia a saltar – conta com a syrah para vinhos exclusivos. 

Os solos de cada vinhedo têm diferenças específicas, mas a quente brisa constante permite logo após as chuvas que as folhas e cachos sequem rapidamente e evita a proliferação de fungos e doenças. Tornando a colheita manual ainda mais fácil, devido às uvas em perfeito estado, em quase a sua totalidade. Mais um ponto positivo para essa localização tão especial.

  • Syrah – solo argilo-granítico
  • Sauvignon blanc – solo argilo-arenoso
  • Cabernet sauvignon, cabernet franc e petit verdot – solo argiloso
Vinhedos Alto Mar, detalhe da baleia e pedra no meio das videiras, e Mosaico

A Inovação

Além de tudo isso, a vinícola pretende elaborar, e no futuro exportar, seus vinhos brasileiros sem prejudicar o meio ambiente visto que os vinhedos ocupam cerca de 50% da área total da propriedade e o restante ainda está coberto por vegetação nativa. Outras políticas sustentáveis adotadas foram a plantação de centenas de árvores para aumentar a biodiversidade, melhorar a capacidade de infiltração de água no solo e prover alimento para a fauna local.

Utilizam também a técnica de não irrigação das videiras, “dry-farmed”, para preservação da água e consequentemente plantas mais resilientes que produzem frutos com maior concentração de aromas e sabores. E ainda fazem a semeação de adubos-verdes entre os vinhedos para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo para o aporte de matéria orgânica, a proteção contra a erosão e a descompactação do solo que são enormes ganhos ambientais. 

Optaram por usar garrafas mais leves, rolhas de cortiça natural e implantaram alta tecnologia com o desenvolvimento de um software de gerenciamento de vinhedo e vinificação capaz de rastrear todas as atividades realizadas, desde a poda da videira até o engarrafamento do vinho. 

Realizam também o monitoramento de doenças e pragas de forma individualizada, parcela a parcela, o que possibilitou uma considerável redução na pulverização nos vinhedos. A adoção dessas práticas minimiza o impacto ambiental das operações e promovem o bem-estar dos colaboradores e da comunidade da região. 

Outra inovação está na técnica da dupla poda que permite deslocar o ciclo da colheita e realizá-la no inverno. Todas as videiras são podadas no verão, se desenvolvem no outono e seus frutos são colhidos no inverno, diferente do que acontece em outras regiões vitícolas.

Colheita manual e boas práticas ambientais
 

A Sugestão

A Wine Lovers oferece três rótulos desses vinhos brasileiros muito bem elaborados que ganharam prêmio pela Revista Adega 2021 e Descorchados 2022. Confira em seguida:

Vinho Mar de Morros Sauvignon Blanc, 100% sauvignon blanc. Cor amarela palha. No nariz apresenta uma ampla paleta de aromas de frutas cítricas como limão-cravo e cascas de laranja confitadas a frutas tropicais em especial maracujá e lichia. No paladar ressalta todo o frescor das noites frias da Serra da Mantiqueira, com acidez presente, além de um toque herbáceo delicado e um final médio-longo com nuances adocicadas de flores de pitangueira. Ideal para acompanhar saladas de folhas verdes como azedinha, rúcula e flores de capuchinha. Ótimo com queijos brancos, como de cabra Chabichou, peixes como truta grelhada com gremolata de pinhão e frutos-do-mar. Revista Adega – 88 pontos e Descorchados – 91 pontos.

Vinho Mar de Morros Syrah, 100% syrah. Cor de rubi violácea, com complexidade aromática revelada em camadas. No nariz sobressaem frutas vermelhas e negras como cereja-do-rio-grande e amora. Possui um toque de mentolado sutil de folhas de araucária. Na boca apresenta taninos agradáveis, boa acidez com nuances de especiarias. Final persistente com corpo médio-alto. Combina com carnes vermelhas, massas com molhos mais encorpados, trufas negras, feijão-tropeiro, tutu de feijão, cordeiro assado com especiarias e figos caramelizados, ravioli recheado de cogumelos Porcini com creme de queijo d’Alagoa e com a culinária árabe. Revista Adega – 90 pontos e Descorchados – 92 pontos.

Vinho Mar de Morros Rosé, 100% syrah. Cor salmão claro com delicado aroma de lichia, frutas vermelhas frescas
e um leve floral. Em boca apresenta bastante frescor, sutil frutado de geleia de morangos silvestres da Mantiqueira perfeitamente equilibrado pela boa acidez. Final agradável e persistente com notas de framboesa madura. Combine com saladas mais elaboradas, peixes e frutos do mar grelhados, comida japonesa, pato confitado e queijos cremosos como o brie. Ideal com massas a base de frutos do mar. Experimente com arroz de pato acompanhado de gomos de laranja caramelizados. Descorchados – 91 pontos.

Vinhos Mar de Morros Syrah e Sauvignon Blanc 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *