Neste artigo vamos abordar sobre uma casta que tem ganho destaque no mundo dos vinhos: a petit manseng. Originária do sudoeste da França, essa uva tem uma característica única de produzir vinhos doces de alta qualidade. Mas, engana-se quem pensa que a uva petit manseng serve apenas para a produção de vinhos doces. Na verdade, ela pode ser usada em vinhos secos e até mesmo para a elaboração de espumantes.
Características da uva petit manseng
A uva petit manseng é bastante resistente a doenças e se adapta muito bem a diferentes tipos de solo. Ela tem altos níveis de açúcar e acidez, resultando em vinhos brancos excepcionais, com aromas muito intensos e sabores ricos e complexos.
Seu grande diferencial é a sua alta acidez, que equilibra e dá complexidade às notas de frutas tropicais e florais presentes no vinho. Sua colheita tardia, que ocorre geralmente em outubro ou novembro, no Hemisfério Norte, permite que a uva tenha uma concentração de açúcar natural ainda maior, por isso favorece a elaboração dos vinhos de sobremesa, mas pode transformar seu vinho seco em algo inesperado.
Suas características permitem que seja utilizada para produzir vários tipos de vinhos, desde os secos até os doces. O vinho seco tem aromas que lembram frutas cítricas, pêssego e maçã, com um toque floral. Já os vinhos doces têm sabores tropicais, com um aroma forte de frutas cítricas e frutas brancas.
Principais produtores
No mundo dos vinhos, a petit manseng tem recebido cada vez mais atenção. Países como Austrália, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal e Uruguai já estão produzindo vinhos a partir dessa uva e alguns produtores brasileiros também têm se aventurado na sua elaboração.
Se você ainda não provou um vinho feito com a uva petit manseng experimente, pois os vinhos doces são ideais para acompanhar sobremesas, queijos azuis e foie gras. Já os vinhos secos harmonizam bem com peixes, frutos do mar e pratos da culinária asiática.
Mas é na região do Jurançon, no sudoeste da França, que ela é largamente reconhecida. Essa região tem uma média de produção anual de 4.000 hectolitros, dos quais 50% são de vinhos doces e 50% de vinhos secos. Seu cultivo na França ocorre em mais de 300 hectares de solo para utilizar na produção de vinhos brancos de qualidade e renome.
Estrela entre os vinhos brancos
O principal vinho produzido com a petit manseng é o Jurançon, um vinho branco doce e aromático que é feito com uvas passificadas para aumentar o teor de açúcar. Ele pode ter diferentes graus de doçura, mas todos os vinhos dessa categoria têm uma alta acidez que equilibra a doçura natural da uva.
Outros vinhos também utilizam a uva petit manseng em sua produção de brancos secos da região do sudoeste da França. Eles têm sabores delicados e aromas florais, que ficam ainda melhores quando a petit manseng é combinada com outras uvas brancas, como a gros manseng, a courbu e a arrufiac.
Na hora de escolher um vinho, fique de olho no rótulo e verifique se a petit manseng está presente na composição, pois essa uva pode ser a chave para desvendar novos sabores e aromas no mundo dos vinhos.
Principais mercados
A uva petit manseng ganhou espaço em todo o mundo, especialmente em países como os Estados Unidos, a Inglaterra, o Japão e agora o Brasil. Isso se deve ao fato dela ter uma grande capacidade de produzir vinhos de alta qualidade, com sabores únicos e aromas intensos, que agradam a muitos paladares.
Os vinhos produzidos com a uva petit manseng são muito elegantes e com um valor agregado considerável. Muitas pessoas os consideram uma espécie de “tesouro escondido”, e é possível encontrar garrafas que valem muito mais com o passar do tempo.
Sugestão Wine Lovers
Se você nunca experimentou um vinho feito com a uva petit manseng, vale a pena experimentar. Assim, comece com o Artesana Chardonnay/Petit Manseng Reserva, da vinícola uruguaia, Artesana Winery.
Artesana Chardonnay/Petit Manseng Reserva 2022 – edição limitada
O blend de uvas 75% chardonnay e 25% petit manseng é perfeito como “welcome drink”, saladas, legumes, peixes e frutos do mar. Cor dourada com reflexos esverdeados claros. Aromas complexos de maçã, abacaxi e pêssego. Sua passagem por carvalho aporta notas de cacau e mel, que resulta em um agradável final de boca. Vinho com acidez equilibrada, refrescante e muito aromático.
A vinificação é feita por prensagem dos cachos inteiros em conjunto das duas variedades. A fermentação acontece em barricas de carvalho americano novas e usadas durante 12 dias. E a fermentação malolática e o envelhecimento “sur lie” ocorre no período de 6 meses em barricas novas e usadas de carvalho americano.
Um vinho branco seco, aromático que tem uma acidez que equilibra a doçura da uva, um verdadeiro deleite para o paladar. A safra 2022 é uma edição limitada, pois temos poucas garrafas. Por isso, aproveite o quanto antes para conhecer e apreciar essa exclusividade na loja virtual da Wine Lovers.
Em Resumo
A uva petit manseng tem características únicas que a tornam uma das estrelas do mundo dos vinhos brancos. Ela é resistente a doenças, se adapta a diferentes tipos de solo e produz vinhos aromáticos, saborosos e elegantes.
Seu uso na produção de vinhos é mais evidente na região do sudoeste da França, mas é possível encontrar vinhos feitos com a uva petit manseng em todo o mundo, o que garante uma diversidade de sabores e aromas.
E você, já experimentou um vinho feito com a uva petit manseng? Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esta uva tão diferente.