Se você está sempre procurando por novos sabores e experiências, este artigo é ideal, pois vamos descobrir as diferenças entre vinhos franceses, italianos, espanhóis e portugueses. Assim, explore os terroirs mundiais e conheça mais sobre alguns dos vinhos mais icônicos da Europa.
Vinhos franceses
Vamos começar pela França. O país é conhecido por seus renomados vinhos de Bordeaux e Borgonha. A região de Bordeaux é famosa por seus vinhos tintos elegantes e complexos, produzidos com as uvas cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc. Já a Borgonha é especializada em vinhos tintos mais leves feitos com a uva gamay, por exemplo.
Bordeaux
O vinho Château Ponchemin Bordeaux, da vinícola Terre des Vignerons, foi elaborado com 42% cabernet sauvingon, 35% merlot e 23% cabernet franc. Possui cor vermelha grená escura. No nariz apresenta nuances de frutas vermelhas e picância que oferecem um toque de madeira. Na boca é agradável, redondo, frutado com boa persistência. Por isso, pode ser harmonizado com carnes vermelhas grelhadas ou assadas e queijos.
O vinho Château Lacoste Borie-Pauillac, da vinícola Château Grand-Puy-Lacoste, é representada pela Bordeaux Tradition, foi feito com 62% cabernet sauvignonm 29% merlot e 9% cabernet franc. Cor rubi brilhante. No nariz, toques de frutos pretos, frutos vermelhos, chocolate, folha de chá, couro e tostado. Na boca é seco, com taninos bem marcados, acidez média. Intenso, persistente e concentrado. Ideal com carnes vermelhas, carne de caça, lasanha, macarrão a bolonhesa, carne de porco assada, frango assado, pato ao molho de laranja, peru assado e queijos.
Borgonha
O vinho Mâcon Rouge, da vinícola Les Vignerons de Mancey, com 100% gamay, mas de uvas de diferentes encostas misturadas para multiplicar as nuances aromáticas e promover a complexidade dos sabores. O nariz sempre muito fresco reserva aromas de frutos vermelhos (morango, framboesa, groselha) com algumas notas minerais e picantes. Na boca, é vivo, leve e doce. Acompanha caril de porco, quiche Lorraine e massas.
Vinhos italianos
Os vinhos da Itália são muito conhecidos por sua variedade e qualidade. A região da Toscana, por exemplo, é famosa pelos Chianti, Brunello di Montalcino e Super Toscanos. Estes vinhos são geralmente elaborados com sangiovese, cabernet sauvignon e merlot. Possuem aromas e sabores complexos, como frutas vermelhas maduras, especiarias e notas de carvalho.
Outro destaque da Itália é a região do Piemonte, conhecida pelos Barolo e Barbaresco, produzidos a partir da uva nebbiolo. Por isso, que estes vinhos possuem uma cor intensa, aromas florais e sabores de frutas escuras e especiarias.
Toscana
O vinho Cantine Guidi Chianti Classico Riserva, da vinícola Cantine Guidi, feito com 90% sangiovese e 10% merlot. Com coloração vermelho rubi, perfume intenso e complexo, com elementos de fruta madura e elegantes notas florais. O sabor é encorpado e harmonioso. Assim, fica ideal com carnes vermelhas com molhos encorpados, ossobuco, carne de porco, pato recheado e carré de cordeiro com ervas.
O vinho Castelli Martinozzi Brunello di Montalcino, da vinícola Castelli Martinozzi, com 100% sangiovese. Cor vermelha rubi. Bouquet complexo, intenso e elegante, com notas de vegetação rasteira e predominância de violeta e almíscar. O paladar é forte, quente, seco na medida, agradavelmente tânico, vivo, harmonioso e persistente. Dessa forma, fica perfeito com carnes vermelhas, assadas ou grelhadas, queijos tipo pecorino e parmesão.
O vinho Etrusco, da vinícola Fattoria di Montecchio, possui 80% cabernet sauvignon e 20% sangiovese. Cor vermelha rubi intensa e brilhante. Aromas de grande complexidade, notas de toranja e chocolate amargo. Na boca tem um bom volume, taninos elegantes e equilibrados. Ideal com queijo pecorino, salames da Toscana, cozidos e carnes vermelhas.
Piemonte
O vinho Corte di Manzi Barbaresco, da vinícola Azienda Agricola Cozzo Mario, apresenta 100% nebbiolo. Cor vermelho com reflexos alaranjados. Na taça emite fragrâncias etéreas, picantes e notas florais. Um vinho encorpado, equilibrado e com final longo. Harmoniza bem com carnes vermelhas em geral, assadas, carnes de caça e queijos temperados.
Vinhos espanhóis
A Espanha possui uma longa tradição de produção de vinhos e o país é conhecido por seus vinhos de La Rioja, Jumilla e Cava. A região de La Rioja, localizada no norte da Espanha, é famosa por seus vinhos tintos encorpados e elegantes, produzidos com a uva tempranillo e envelhecidos em barris de carvalho.
Jumilla é o paraíso das uvas monastrell, pois o relevo permite plantar a mais de 700 m acima do nível do mar. Solo calcário, na sua maioria, com casca de cal de média permeabilidade, com grande capacidade de reter umidade e resistir a longos períodos de seca. Já a região de Cava, conhecida como a resposta espanhola ao champanhe, produz espumantes de alta qualidade a partir de uvas como macabeo, parellada e xarel-lo.
La Rioja
O vinho Noemus Tempranillo Tinto Orgânico, da vinícola Navarrsotillo Biodynamic & Organic Wines, de La Rioja, produzido com tempranillo, garnacha e mazuelo. Cor vermelho cereja, muito limpo com corpo médio-alto. Seu bouquet é completado por tons picantes de cravo e baunilha. Tem a acidez típica destas castas espanholas, o que lhe confere frescura com um tanino encorpado, suave e um final de boca longo. Combina com aperitivo, tapas, entradas, paellas, massas, pratos da cozinha Mediterrânea e carnes.
Jumilla
O vinho Castillo de Jumilla Orgânico, da vinícola Bodegas Bleda, com 100% monastrell. Com cor vermelha cereja, no nariz apresenta bouquet de frutos vermelhos e pretos maduros, muito intenso e complexo. Na boca é muito bem equilibrado, com taninos doces e frutados. Excelente com saladas, legumes, macarrão, carne vermelha e branca, arroz e peixe grelhado.
Cava
A Cava Agarena Brut, da vinícola Bodegas Murviedro, com 85% macabeu e 15% chardonnay. Cor amarelo pálida com reflexos verdes. Espuma densa e borbulha fina e bem integrada. No nariz tem aroma de frutas frescas, um pouco floral. Na boca é cheio, sensação de cremosidade, bem equilibrado e amplo, com um final cítrico. Ideal com aperitivos leves, entradas com salmão, saladas, carnes brancas e sobremesas não muito doces.
Vinhos portugueses
Por fim, Portugal que é conhecido por seus vinhos verdes e vinhos tintos de Lisboa produzidos a partir de uvas nativas touriga nacional, touriga franca, etc. O vinho verde é um vinho fresco e leve, elaborado principalmente na região do Minho, a partir de uvas como alvarinho e loureiro. Os vinhos tintos portugueses são ideais com carnes vermelhas e queijos.
Minho
O vinho verde Tapada dos Monges Azal, da vinícola Vinhos Norte, 100% azal. Cor de citrino. Aroma frutado, notas de limão e maçã verde, muito exuberante. Sabor complexo, fresco e com uma acidez vibrante. Bastante agradável, com uma persistência capaz de limpar o palato. Harmonize com peixes, mariscos e refeições leves.
Lisboa
O vinho Diário da Quinta Reserva Orgânico, da vinícola Quinta do Garrido, é feito com um blend de uvas tintas nativas como 40% touriga franca, 30% touriga nacional e 30% alicante bouschet. Cor vermelho escuro com bom corpo. Apresenta aromas de fruta madura típica das castas. Ideal com carnes vermelhas, grelhadas e queijos.
Exclusividades Wine Lovers
Como pôde ver, cada país possui suas próprias tradições e características em relação à produção de vinhos. Explore os terroirs mundiais a partir das uvas e dos diferentes métodos de produção de acordo com a região. Desa forma, você vai entender como isso resulta em vinhos únicos e especiais.
Na Wine Lovers, oferecemos uma seleção cuidadosa de vinhos da França, Itália, Espanha e Portugal. Nossos sommeliers trabalham duro para oferecer vinhos incomuns e inspiradores que cativam o paladar e as emoções dos nossos clientes.
Clube VIP
Em nossa loja online, explore os terroirs mundiais ao encontrar uma ampla variedade de vinhos, desde os clássicos até os mais exclusivos. Além disso, oferecemos dicas sobre harmonização e degustação para ajudar você a desfrutar de seus vinhos da melhor maneira possível para os membros do nosso Clube VIP. Saiba mais aqui.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você compreender um pouco mais sobre as diferenças entre os vinhos franceses, italianos, espanhóis e portugueses. Caso queira explore os terroirs mundiais, experimente esses e outros vinhos e encontre a garrafa perfeita para desfrutar sozinho ou em boa companhia.
A Wine Lovers está pronta para oferecer a melhor experiência de compra do mercado de vinhos. Conte sempre conosco!