Primitivo di Manduria

A uva Primitivo di Manduria é uma cepa autóctone italiana versátil que produz vinhos que variam dos rosés leves aos tintos potentes, com sabor de frutas suculentas e taninos suaves. Ela pode ser usada em blends ou pura, tem alto teor alcoólico, sabor frutado e um toque de cereja amarga. É geneticamente idêntica à Zinfandel californiana, porém faz vinhos bem diferentes. 

Regiões Vinícolas

O país divide-se em quatro regiões principais, mesmo porque está coberto de vinhas ao longo de todo o seu território, Nordeste, Centro, Sul e Ilhas. Nesse artigo abordaremos apenas o Sul, mais precisamente a Puglia. Como curiosidade, é o local que colhe mais uvas, até contando toda a Bordeaux, na França.

O Sul da Itália possui algumas boas propriedades que cultivam e engarrafam seu próprio vinho, mas 80% da produção é vinificada por grandes cooperativas que vendem os vinhos para fazer blends. O volume é imenso.

Os verdadeiros responsáveis por tamanha colheita são o clima ideal para a viticultura e a incrível qualidade das uvas autóctones italianas, essa combinação de fatores está transformando o Sul em uma grande oportunidade. Quem souber explorar a região, com certeza fará uma escolha promissora, afinal com os investimentos a tendência é a melhora contínua no cultivo das vinhas e na vinificação em tanques de aço inox, adotada há poucos anos. 

<alt1> Itália tem vinhedos por todo o país
Itália tem vinhedos por todo o país

Puglia

A região é uma grande planície fértil considerada uma das maiores áreas vinícolas do país. Como nenhum vinhedo está longe do mar, principalmente no Sul, os vinhedos sempre estão sob a grande influência marítima, no caso da Puglia é o Mar Adriático.

O solo é de origem vulcânica e granítico, com argila e cal. Esses terrenos são adequados para o cultivo de uvas como Primitivo di Manduria, que irá produzir vinhos encorpados, de boa cor e perfume. 

O clima também é um fator fundamental para o amadurecimento das uvas na região. Graças ao Siroco (vento quente da África) o calor chega aos vinhedos e também à influência do relevo Mediterrâneo, é possível manter a temperatura noturna em até 20o C nas áreas costeiras.

Características Principais

Puglia pode ser considerada como o equivalente ao Vale Central da Califórnia e a Riverina da Austrália, tanto pela extensão da sua planície quanto pela incidência do sol escaldante nos longos meses de verão. O bom é que a chuva sempre chega no inverno e refresca os vinhedos, trazendo a época ideal de colheita com uma precisão típica inglesa.

As vinhas são antigas e não irrigadas, assim os frutos têm a tendência de amadurecer no período certo e com pouca variação durante o ano. Outro fator de interesse é o valor do custo das terras ser até 1/10 mais acessível do que as terras localizadas no Norte do país, o que fez vários produtores italianos instalarem suas bases na região também. 

Nos últimos anos ocorreu muita expansão para o local graças ao subsídio da União Europeia e da chegada da iniciativa privada para a modernização da vinificação com tanques de aço inox e refrigeração, incentivos que naturalmente contribuíram e muito para o renascimento da Puglia. 

<alt2> Puglia tem fatores importantes para a vinicultura
Puglia tem fatores importantes para a vinicultura

Sul da Puglia

A vasta planície da Península de Salento oferece uvas incríveis como a Negroamaro, que fornece um vinho com sabor suculento de frutas negras num final com algo de agridoce que harmoniza muito bem com a gastronomia local. 

Outras uvas que despertam a curiosidade dos consumidores são Malvasia Negra e Primitivo. Esta última com um sabor de geleia de frutas negras vem despontando na frente da potente Negroamaro. É uma excelente casta rica em açúcar e aromas frutados. É uma uva polivalente, produzindo vinhos brancos, rosés e de mesa, além de vinhos para envelhecimento. Geralmente, é usada como uma única variedade, mas também pode ser misturada com outros tintos. É a primeira uva a amadurecer completamente a cada ano, daí o seu nome (primitivo).

Os melhores vinhos são da denominação de origem controlada Primitivo di Manduria, elaborados com vinhas antigas e não irrigadas. A região oferece uma bebida de qualidade e valor agregado. Finalmente, os produtores locais entenderam que a produção em menor escala favorece o crescimento saudável dos vinhedos e mostram ao mundo que os italianos estão cuidando bem de seu patrimônio vitivinicultor.

<alt3> Uva Primitivo di Manduria, irmã gêmea da Zinfandel
Uva Primitivo di Manduria, irmã gêmea da Zinfandel

Sugestões Wine Lovers

A Wine Lovers tem em seu portfólio alguns vinhos dessa uva impressionante. Quer conhecer?

Vinícola a6mani

Familia Primitivo di Manduria DOP tem 100% Primitivo. Cor vermelha rubi profundo, com tons violáceos. Aroma rico de cerejas e ameixas maduras com notas de cacau e baunilha. Vinho encorpado, com taninos macios e final longo e agradável. Combina com cordeiro, carnes de caça com molhos elaborados e queijos como minas curado, provolone, emmenthal, grana padano, pecorino e gruyère. Ganhou a Medalha de Ouro na Berliner Wien Trophy – safra 2019 e a Medalha de Prata no Mundus Vini – safra 2019. 

Marinotti Primitivo di Manduria Riserva DOP com 100% Primitivo. Cor vermelha rubi muito intensa e elegante. Aroma amplo e complexo, frutado, com notas de compota de ameixa e cereja, notas de tabaco e especiarias. Vinho encorpado, macio e rico em taninos finos, com um final de cacau, café e baunilha. Combina com carnes vermelhas e de caça com molhos elaborados e primeiros pratos suculentos. 

Lifili Primitivo Salento IGP tem 100% Primitivo. Cor vermelha rubi intensa com reflexos violáceos. Aroma intenso e frutado com notas de cerejas e ameixas, picância, nuances de alecrim e baunilha. Vinho encorpado, macio e equilibrado, fácil de beber. Ideal com carnes vermelhas, carnes de caça, pratos salgados e queijos curados. Premiado com a Medalha de Ouro no Berliner Wine Trophy – safra 2019. 

Vinícola Cantine Lizzano

Macchia Primitivo di Manduria DOP com 100% Primitivo. Cor vermelha rubi enriquecida por reflexos granada, com um aroma generoso que remete a fruta madura como ameixa, cereja preta e frutos secos, com ligeiras notas de baunilha. Vinho de notável estrutura suavizada pelo calor persuasivo do Primitivo, que termina em notas de longa doçura. Ideal com primeiros pratos robustos, cordeiro, carnes de caça com molhos elaborados e queijos duros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *