Nova vinícola argentina, Mundo Revés, traz vinhos com o espírito da Wine Lovers: incomuns, inspiradores e acessíveis. Elaborados por pequenos produtores, safra com poucas garrafas e muita personalidade. Conheça em seguida um pouco mais sobre essa incrível parceria de dois franceses que vieram para a Argentina realizar um sonho de vida!
Como tudo começou
Quentin Pommier e Thibault Lepoutre descobriram uma viticultura e estilo de vinho muito diferente na Argentina do que estavam acostumados na França. Eles encontraram um enorme potencial no terroir argentino e sentiram que esta era uma grande oportunidade de realizar seu sonho (Revés significa “sonho” em francês) em um país fantástico.
Depois de trabalhar por vários anos em diferentes vinícolas e conhecer os vinhedos de Mendoza, decidiram fazer seus vinhos no Vale do Uco. Encontraram lugares magníficos (Altamira, Cepillo, Chacayes e Gualtallary, entre outros) para produzir vinhos especiais a partir de uvas como bonarda, cabernet franc, tockay, semillón, sauvignon blanc, chardonnay, criolla e claro, malbec.
Vinhos Orgânicos
Ambos formados em universidades de enologia na França, depois de vários anos fazendo vinhos em diversas partes do mundo, resolveram trilhar o caminho para uma enologia menos intervencionista, menos universitária, mais espontânea e natural.
Aos poucos foram diminuindo o uso de produtos enológicos até não usarem. A sua enologia sem produtos enológicos requer maior atenção para um melhor conhecimento do vinho, das suas uvas e assim estar mais próximo da expressão genuína do terroir.
Seleção estrelada
A linha dos vinhos Mundo Revés foi a primeira produzida por Quentin e Thibault. A primeira safra foi um Malbec 2009, do qual ainda restam pouquíssimas garrafas. Naquela época, compravam uvas de vinhedos de La Consulta, mas passo a passo, começaram a adquirir uvas de vinhedos de altitude. Ao longo do tempo integraram os vinhos Grandes Cuvées.
A linha Asa Nisi Masa é uma homenagem ao universo surreal do diretor de cinema Federico Fellini, cujas obras são frequentemente comparadas às do escritor mais famoso da Argentina, Jorge Luis Borges e seu realismo mágico. A combinação das palavras é uma fórmula, um código que as crianças usam para impedir que os adultos as compreendam e, assim, fugir do seu mundo. Isto lembra a todos de seus sonhos remotos de infância. A vinificação destes vinhos privilegia o frescor e a fruta.
A Linha Le Petit Voyage nasceu em 2020 com a ideia de encontrar uvas raras e métodos de vinificação desafiadores dando início a um caminho para uma enologia mais espontânea e natural. Aproveitaram as propriedades das borras, das películas (brancos em contato com a pele), do engaço (tintos sem sulfitos) e da acidez natural para proteger os vinhos e acompanhá-los no seu envelhecimento.
Os produtores
Quentin Pommier nasceu em 1981 na França. Descobriu o vinho na infância através do avô que sempre fez o seu próprio vinho. Depois de estudar em regiões vinícolas como Bordeaux e Borgonha, formou-se em enologia na Universidade de Montpellier (Languedoc).
Então, decidiu explorar e trabalhar em regiões vinícolas pelo mundo, de Chateauneuf du Pape, na França, à Nova Zelândia, até Priorat, na Espanha. Finalmente, estabeleceu-se em Mendoza, na Argentina, onde começou a fazer os vinhos Mundo Revés.
Thibault Lepoutre nasceu em 1984 na França. Estudou agronomia no norte da França e depois foi para o ENSAM de Montpellier onde se formou em agronomia e enologia. Depois de algumas colheitas na França (Bordeaux e Champagne), decidiu trabalhar dois anos na Ucrânia e um ano e meio no sul do Brasil e em Portugal (Douro). Veio para a Argentina em 2012 para atuar na vinícola Piedra Negra, propriedade de François Lurton em Chacayes, Vale do Uco, e depois de alguns anos tornou-se diretor.
Como gestor da adega, focou-se em canalizar a agricultura de toda a propriedade para a biológica, apostando também em práticas biodinâmicas. Além disso, participou ativamente da criação do IG Los Chacayes, uma das primeiras e mais prestigiadas denominações de Mendoza.
Quando se conheceram decidiram trabalhar juntos no projeto Mundo Revés, explorando o Vale do Uco e seus fantásticos vinhedos. Após dez anos de trabalho, o sonho virou realidade e modificou por completo a história dos dois enólogos.
Sugestões Wine Lovers
Os vinhos da vinícola Mundo Revés são um convite a viajar entre os vinhedos argentinos, sua “cultura montanhosa” e suas paisagens, mas ainda mais importante, são uma passagem a uma viagem interior, para descobrir os vinhos argentinos sob uma nova perspectiva. Conheçam eles a seguir:
- BRANCO
O vinho Le Petit Voyage Blend de Blancas com sauvignon blanc, semillón e tockaij. Cor amarelo palha com reflexos prateados. O vinho apresenta um véu elegante graças às borras em suspensão. No nariz possui ataque fresco. As notas cítricas chegam primeiro: toranja e casca de laranja. Depois surgem as notas frutais e florais com clareza e energia: pêssego, lichia e flores brancas. Boa textura tânica na boca, surpreendente para um branco, graças à fermentação em contato com as películas. Combina com frutos do mar, aperitivos, massas com molho branco, gastronomia asiática, queijos suaves e moles como brie, camembert e cabra.
- TINTOS
O vinho Le Petit Voyage Malbec com 100% malbec. Cor violeta com reflexos cereja. Expressividade notável no nariz, com notas de frutos vermelhos e as primeiras ameixas da época. Um lado herbal vem dessa primeira impressão. Ágil no paladar, onde se reafirmam as notas percebidas no nariz. Os taninos são firmes e delicados. Ideal para acompanhar charcutaria, empanadas, carnes assadas, pratos condimentados, massas com molhos leves e pizza sabor marguerita.
Vinho Asa Nisi Masa Cabernet Franc com 100% cabernet franc. Cor violeta escura com reflexos carmim. Aromas de frutas negras, ameixa. Boa tipicidade varietal com notas sutis de pimentões vermelhos e verdes. Especiarias como cravo e pimenta. Na boca possui ataque fresco com taninos presentes. Boa estrutura. Potência característica de seu terroir (Altamira, Vale do Uco). Ideal com carnes vermelhas assadas, carnes de caça, ensopados, massas ao sugo, molho bolonhesa, legumes recheados com carne e tomate.