Especial Pino Doncel

Dentro da propriedade da Bodegas Bleda, em Múrcia, na região de Jumilla, encontra-se uma espécie de árvore muito conhecida no mundo o pinheiro ou mais precisamente a Pinus Pinea também caracterizada como o especial Pino Doncel. Pode chegar a 30 metros de altura e possuir um diâmetro de 15 metros. Gosta de pleno sol, possui folhas permanentes e vive em climas subtropical, temperado e mediterrâneo. Próximo ao vinhedo existe um exemplar que sobressai ao relevo e mostra toda a sua grandeza. Conheça mais sobre esse tipo de pinheiro muito comum na região e a linha de vinhos elaborada em sua homenagem!

Espécies de Pinheiro na Europa

A Europa caracteriza-se por ter espécies de pinus muito procuradas pela sociedade, razão pela qual têm vindo a promover a sua plantação sob a forma de florestas protegidas para a sua conservação e utilização como matéria-prima. Sendo observado em regiões específicas de todo o continente, como a Espanha.

Centro da Espanha

Com base em formações vegetais originalmente estabelecidas de acordo com características climáticas particulares, a característica atual da paisagem vegetal é resultado das mudanças induzidas ao longo da história pelas comunidades humanas que habitaram a área nos últimos milênios. 

O caráter mais marcante da vegetação e flora é o de apresentar uma evidente adaptação à aridez, com apenas 15% da área florestal. Na sua diversidade encontramos um claro ecletismo, com influências de La Mancha (zona norte), Levante (zona leste) e Múrcia (zona sul). 

A vegetação potencial é a azinheira, o chaparral e a aroeira. Das espécies arbóreas, o pinheiro de Aleppo (Pinus halepensis) se destaca pela abundância, presente na maioria das serras. 

As áreas de maior interesse botânico encontram-se nas serras de maior altitude, onde predominam extensos maciços florestais de coníferas, azinheiras e matos nobres. 

Também são de grande interesse os olmos, as azinheiras da planície regional norte, e os bosques de tomilho e tojo, com várias espécies nativas.

<alt1> Vegetação típica da região de Jumilla
Vegetação típica da região de Jumilla

Espécies populares na Espanha

A Espanha caracteriza-se por realizar a plantação de muitas espécies de pinheiros onde existem aproximadamente oito espécies nativas onde se conservam florestas ricas de pinheiros. Alguns dos mais populares são destacados abaixo:

Também conhecido como Pinheiro Amarelo, possui escamas seminíferas em forma de escudos dorsais, mas sem faixa de vedação, além disso, possui as asas em sementes articuladas, com dois feixes fibrovasculares nas folhas. Este tipo de espécie é amplamente visto na Europa, Ásia e até na América. Por exemplo, destacam-se o Pinus Pinea, Pinus Kesiya, Pinus Mugo, Pinus Nigra, entre outros.

Pinus Pinea

Conhecido como Pino Piñonero, o especial Pino Doncel ou Pino Albar; esse tipo de nome vem de suas sementes grandes e populares por serem consumidas pela humanidade. 

Atinge uma altura de 30 metros, casca grossa, de cor avermelhada e fissuras muito proeminentes em forma de placas. Conhecida por resistir a longos períodos de seca e resistente a altas temperaturas e solos com pouca umidade.

Considerada uma árvore tradicional que oferece frutos desde tempos imemoriais, hoje são utilizados na confeitaria, em bolos, balas, sorvetes, entre outros, passando a representar um fator relevante na economia das regiões do país.

<alt2> Copa da árvore do especial Pino Doncel
Copa da árvore do especial Pino Doncel

Características do Pinheiro

O pinheiro é um tipo de árvore que inclui um conjunto de plantas vasculares, onde se destacam as coníferas, caracterizadas entre o grupo de árvores perenes que apresentam grandes dimensões. 

Possuem grande relevância para a sociedade devido a sua madeira, corresponde a um tipo de matéria-prima essencial para a elaboração de utensílios do dia a dia, a seguir conheceremos as principais características do pinus:

Eles têm casca grossa, folhas em forma de agulha e sementes semelhantes aos abacaxis. Possuem propriedades medicinais extraídas de suas cascas, folhas e frutos.

Não é afetado pelas estações do ano, por isso mantém sempre sua cor verde. Conhecido por suas grandes dimensões. Eles têm ambos os órgãos reprodutivos (masculino e feminino), então eles se reproduzem sozinhos.

Estes órgãos estão localizados nos cones de sua estrutura, razão pela qual seu nome é conífera. 

Homenagem ao especial Pino Doncel

A Bodegas Bleda possui em suas propriedades vitivinícolas um lindo exemplar dessa planta majestosa e em sua homenagem, nomeou sua linha de vinhos premiados de Pino Doncel.

A paisagem das vinhas em contraste com a única árvore transmite uma visão bucólica de natureza exuberante.

Passear pelo vinhedo e encontrá-la é uma satisfação e motivo de respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.

<alt3> Especial Pino Doncel da Bodegas Bleda
Especial Pino Doncel da Bodegas Bleda

Sugestões Wine Lovers

A Wine Lovers tem a linha premiada dos vinhos do especial Pino Doncel da Bodegas Bleda. Conheça em seguida:

Pino Doncel Sauvignon Blanc, 100% sauvignon blanc, cor amarelo palha, limpo e brilhante. Grande intensidade aromática muito complexo. Combina notas de frutas frescas brancas, frutas tropicais com cítrico. Na boca tem uma entrada explosiva de sabores de frutas. Possui amplitude, sedução e sensação amanteigada combinada com boa acidez que mostra um equilíbrio e harmonia perfeitos. Ideal com frutos do mar, peixe, arroz, saladas, massas e carnes brancas. 

Pino Doncel Vintage, 50% monastrell, 25% syrah e 25% merlot, cor vermelha púrpura. No nariz apresenta aromas intensos de frutos maduros com especiarias. Na boca é frutado, saboroso, equilibrado, com notas de alcaçuz, de taninos leves e nobres. Final elegante e retrogosto persistente que convida para novas degustações. Combina com arroz temperado, guisados, massas com molhos encorpados, carnes brancas, carnes vermelhas, carnes de caça e queijos semi-curados e curados.

Pino Doncel Black, 50% monastrell, 30% syrah e 20% petit verdot, cor vermelha intensa. Intensidade aromática com grande concentração de cereja. Aromas de frutas vermelhas e negras com notas picantes e de tabaco. Na boca se revela um vinho encorpado, gourmet e redondo. Possui um leve toque de especiarias que combina com frutas vermelhas, deixando uma sensação agradável de doçura no final. Harmoniza com aperitivos salgados, carnes curadas ou defumadas, queijos fortes meia cura, peixes e carnes cozidas em molho intenso. Também temos na versão Magnum de 1,5 litros.

Pino Doncel 12 meses, 70% monastrell e 30% syrah, cor vermelha cereja. Aromas intensos com uma complexidade que se destacam os frutos maduros vermelhos e negros. Muito equilibrado na boca, presença de carvalho, notas picantes e frutas maduras. O tanino equilibrado fornece volume e no final uma sensação de doçura e muita persistência. Ideal com guisados, arroz e carnes vermelhas.

Pino Doncel 24 meses, blend de monastrell (vinhas velhas) e cabernet sauvignon, cor vermelha cereja de profundidade média. Boa intensidade aromática, aromas intensos e complexos, onde se destaca a frutas negras maduras (mirtilos, ameixas, amoras, etc.) e notas tostadas, baunilha e cacau. Álcool bem estruturado, especiarias, boa acidez, redondo, taninos polidos com madeira bem integrada. Vinho que expressa as suas raízes mediterrâneas com especial elegância, encontrando um equilíbrio entre expressividade e delicadeza. Combina muito bem com risotos, carnes de caça, carnes vermelhas, ensopados, peixes, gaspacho e queijos envelhecidos. LANÇAMENTO!

Conheça todos os vinhos clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *