Dia Internacional da Tempranillo

A casta de uva tinta originária da Espanha, também nomeada como Aragonez ou Tinta Roriz em Portugal, é uma das mais conhecidas da Península Ibérica. É comemorada uma vez ao ano a cada segunda quinta-feira do mês de novembro como o dia internacional da tempranillo. Portanto, no dia 10 de novembro de 2022, estaremos homenageando essa cepa incrível.

Origem

A uva tempranillo foi cultivada primeiramente no norte da Espanha. É uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu plantio tem crescido ao longo dos anos. As regiões que a planta mais se adequou foram em La Rioja e Ribera del Duero, na Espanha; e Dão, Alentejo, Estremadura e Ribatejo, em Portugal. 

<alt1> La Rioja possui o terroir ideal para a uva tempranillo
La Rioja possui o terroir ideal para a uva tempranillo

Características

As condições ideais de cultivo são os climas quentes e secos, para que a produção seja menor e os bagos mais concentrados. Seus frutos têm tamanho médio, cor escura, casca grossa e cachos pequenos.

Esta casta origina vinhos de elevado teor alcoólico, médio corpo e taninos aveludados. Apresentam baixa acidez e são indicados para guarda, pois são muito resistentes à oxidação.

A cor é rubi intensa. Esses vinhos possuem aromas de chocolate, couro e frutas negras como ameixa; sabores de morango maduro, framboesa com toques de especiarias e carvalho tostado, quando passam em barris de carvalho. 

A palavra tempranillo remete a temprano, que significa em português cedo, e sua vantagem é que amadurece logo. Assim, pode ser utilizada em blends para melhorar ainda mais a qualidade dos vinhos.

<alt2> Uva tempranillo tem cor escura e frutos medianos
Uva tempranillo tem casca escura

Terroir

Os vinhedos ficam no nível do mar na costa catalã, em terras baixas em Aragón e Navarra, e em terras altas em La Rioja, Penedès e Ribera del Duero. O solo é principalmente de pedra calcária, misturada com arenito e argila calcária.

O clima varia de temperado, devido à influência do Atlântico ao norte da Cordilheira Cantábrica, a continental ao sul das montanhas. As terras baixas são quentes e secas, com pontos semi-áridos; as terras altas são mais frias.

No leste, o clima fica mais mediterrâneo, com mesoclimas complexos nas terras altas da Catalunha e úmidos e temperados perto da costa.

A maioria dos melhores vinhos da Espanha provém da metade norte do país, onde a paisagem montanhosa mantém os vinhedos frescos mesmo no verão. 

As áreas mais relevantes ficam ao longo do dois rios mais importantes para a vinicultura da região: o Duero que flui em sentido oeste pelas terras de Castilla y León – Ribera del Duero é a mais famosa; e o rio Ebro que corre para o sudeste pelas renomadas La Rioja, Navarra, Aragón e Catalunha.

<alt3> Nascer do sol em Ribera del Duero
Nascer do sol em Ribera del Duero

Primeira vez

O dia internacional da tempranillo foi criado pela Sociedade dos Defensores, Produtores e Amigos da Tempranillo (TAPAS), que é uma organização norte-americana sem fins lucrativos formada por vinícolas e apreciadores da bebida. A primeira vez da comemoração aconteceu em 08 de novembro de 2011.

O objetivo inicial dos membros dessa associação é promover, divulgar e incentivar o consumo de vinhos elaborados com essa uva que produz bebidas encorpadas, com boa acidez e aromas complexos.

Através de eventos, reuniões e encontros é proposto aumentar o engajamento dos consumidores ao abrirem uma garrafa de vinho da uva tempranillo ao redor do mundo. Atualmente, diversos países são produtores, entre eles: África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, etc. 

Para marcar o dia internacional da tempranillo, os organizadores criaram as hashtags: #tempranilloday #tempranillo para que as pessoas possam marcas os posts sobre a comemoração. 

Se quiser saber mais sobre a uva tempranillo clique no artigo: “Cinco fatos curiosos sobre o vinho tempranillo“.

Sugestões Wine Lovers

Para comemorar o dia internacional da tempranillo, a Wine Lovers sugere alguns vinhos do seu portfólio que possuem essa uva mundialmente conhecida.

ESPANHA

Privilegio de Langdar Roble elaborado com tempranillo, merlot e cabernet sauvignon, este blend da região de Ribera del Duero, possui cor vermelha cereja com tons violáceos. No nariz é muito fresco, com aromas de frutos silvestres e negros. Como foi envelhecido em barricas de carvalho francês por seis meses, proporcionou ao vinho notas de café. Na boca é redondo, poderoso e elegante. Harmoniza com carnes de cordeiro, vegetais assados e queijos. 

Privilegio de Langdar Crianza com 100% tempranillo. Cor vermelha cereja, acabamento em rubi. No nariz é muito elegante com notas minerais, balsâmicas, amora e framboesa. Notas secundárias de madeira, pois ficou 18 meses amadurendo em barricas de carvalho francês. Na boca é vívido e com estrutura muito boa. Tem um final longo, carnudo e elegante. Combina com escalope de vitela, risoto de funghi, cabrito assado, pratos com trufas brancas e queijos amarelos curados. 

Tobelos Crianza com 100% tempranillo, da região La Rioja. Possui cor vermelha. Aroma de frutas vermelhas em licor (cereja), cacau, especiarias e carvalho. Estágio em barris de carvalho francês, americano e centro-europeu por 13 meses e trasfega a cada 4 meses. Na boca é saboroso, equilibrado, com taninos finos. É um vinho fresco, maduro e com longa persistência. Ideal com cozidos, carnes de caça, aves e risotos.

Tobelos Leukade elaborado com 100% tempranillo, da região La Rioja. Com cor vermelha cereja granada com borda violeta. Aromas de frutas negras bem maduras, café, especiarias e algo lácteo. Na boca é poderoso, saboroso, com taninos abundantes e firmes, bem equilibrado, com boa concentração e final longo. Retrogosto com sabores frutados e sensações balsâmicas de um excelente carvalho, pois estagiou por 14 meses em barris novos de carvalho francês e trasfega a cada 4 meses. Harmoniza com carnes vermelhas, carnes de caça, peixes assados e queijos semi-curados. 

PORTUGAL

Arcossó Padrão dos Povos com 40% tinta roriz, 40 % tinta amarela e 20% touriga nacional. Vinho de cor rubi. No nariz tem aromas de frutas vermelhas e notas herbáceas. Na boca apresenta médio corpo com bom frescor e taninos macios. Estágio de 30 meses em cubas de aço inox e por mais seis meses em cave. Ideal com carnes vermelhas, assadas e grelhadas.

Lagar de Darei Tinto é um blend das uvas tinta roriz, touriga nacional, jaen e alfrocheiro. Vinho de cor rubi. No nariz possui aromas de frutas vermelhas frescas. Na boca mostra densidade com equilíbrio, frescor e elegância com uma acidez natural. Combina com massas ao molho vermelho, churrascos, peixes magros e queijos. 

Nesse dia internacional da tempranillo, publique sua foto com a #tempranilloday e #tempranillo para encontrar pessoas apaixonadas como você por essa uva cheia de potencial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *