O movimento da agricultura biodinâmica começou há quase 100 anos. Na época, um grupo de agricultores na Alemanha já havia notado o impacto negativo que as práticas agroindustriais e o uso de fertilizantes químicos começavam a ter em seus solos e rendimentos. Portanto, desse descontentamento nasceu um grande movimento de retorno ao natural.
O início da agricultura biodinâmica
Esse grupo de agricultores alemães estava convencido de que deveria haver uma visão mais holística da agricultura e do trabalho com a natureza. Assim, esses agricultores abordaram Rudolf Steiner, devido sua contribuição e inspiração na agricultura, com base em seu trabalho filosófico. É a partir dessa mesma filosofia que se desenvolveram as escolas Waldorf e a medicina antroposófica.
Quando, na década de 1920, as primeiras consequências negativas da fertilização com nitrogênio mineral se tornaram visíveis, alguns produtores começaram a se preocupar com a fertilidade sustentável do solo.
Foi por causa disso tudo que em 1924, esse mesmo grupo pediu a Rudolf Steiner para ministrar um curso agrícola em Koberwitz. Isso é hoje reconhecido como o nascimento da agricultura biodinâmica.
Produtos biodinâmicos
Rudolf Steiner descreveu o solo como o órgão digestivo de uma planta, indicando que a agricultura deveria se concentrar em nutrir o solo e não a própria planta, pois somente no solo vital, os alimentos podem crescer harmoniosamente.
Ele realizou oito palestras intituladas “Fundamentos espirituais para a renovação da agricultura” em Koberwitz, Silésia. O Círculo Experimental de Agricultores Antroposóficos imediatamente testou as indicações de Steiner na prática agrícola diária. Por isso, três anos depois, uma cooperativa foi formada para comercializar produtos biodinâmicos.
Demeter
Assim em 1928, o símbolo Demeter foi criado e introduzido como marca registrada, e os primeiros padrões para o controle de qualidade Demeter foram formulados.
No ano de 1931, já existiam 1.000 fazendas biodinâmicas. Infelizmente, apenas dez anos mais tarde, todas as Organizações Demeter e a revista mensal “Demeter” foram proibidas na Alemanha pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Pois, o nazismo se instaurou pela Europa e modificou a vida de todas as pessoas.
Renascimento da agricultura biodinâmica
Somente em 1946, o Círculo Experimental de Agricultores Antroposóficos, que passou a se chamar Círculo Experimental de Métodos Agrícolas Biodinâmicos foi estabelecido e reestruturado. Dessa forma, realizou-se o primeiro curso introdutório sobre o tema.
Já nos anos de 1950, a primeira edição da revista “Living Earth” foi publicada e o Instituto de Pesquisa Biodinâmica foi fundado na cidade de Darmstadt.
Devido a tudo isso, o trabalho de pesquisa científica começou em parceria com universidades alemães e outras organizações mundiais.
Nascimento da Demeter-International
Mas, foi apenas em 1994 que nasceu a Demeter, primeira organização a produzir regras para o processamento de alimentos orgânicos.
Em 1997, outras 19 organizações independentes se unem para formar a Demeter-International composta pelos seguintes países: Áustria, Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça e Estados Unidos.
Criação de nova associação
No 75o aniversário da Biodinâmica, ocorrido em 1999, passos importantes foram dados no caminho para torná-la uma organização comercial mundial.
Na ocasião, apresentou-se um novo logotipo como forma de mostrar que os padrões de processamento Demeter eram ratificados em todo o mundo e mais de 2.500 produtos biodinâmicos estavam disponíveis nas lojas, desde antepastos italianos, pão integral até vinhos de primeira linha e sorvetes premiados, incluindo roupas e artigos de higiene pessoal.
A Demeter é a maior fornecedora de produtos orgânicos do mundo. Em 1o de novembro de 2002, a International Biodynamic Association (IBDA) foi fundada e incluiu a propriedade e proteção das marcas registradas Demeter e Biodynamic em todo o mundo.
Federação Biodinâmica
Nada mais lógico do que em alguns anos, no caso 2020, as duas organizações unirem forças para a formação da Federação Biodinâmica – Demeter International.
A nova organização internacional englobou, assim, todas as organizações biodinâmicas e Demeter em todo o mundo. A Federação foi lançada durante a conferência anual da Seção Agrícola na Suíça, na primeira semana de fevereiro, pouco antes da pandemia global.
A Federação recebeu mais nove membros: China, Equador, Eslováquia, Lituânia, Malásia, Polônia, República Tcheca, Sri Lanka, Turquia e Uruguai.
Em 2024, a agricultura biodinâmica fará 100 anos e seus membros, produtores e usuários terão muitos motivos para comemorar.
Atualmente
A Federação Biodinâmica Demeter International é uma organização sem fins lucrativos que apoia suas organizações-membros, representando mais de 7.000 agricultores com cerca de 250.000 ha em 65 países em todos os continentes. Em 36 desses países, os agricultores criaram suas organizações biodinâmicas. A demanda por vinho biodinâmico também tem crescido ano a ano e hoje existem mais de 1.000 vinhedos biodinâmicos em 22 países.
Novos vinhos biodinâmicos na Wine Lovers
A Wine Lovers que tem como missão trazer vinhos incomuns, acessíveis e inspiradores para a mesa do brasileiro, incluirá em seu portfólio vinhos espanhóis da vinícola Navarrsotillo Biodynamic & Organic Wines. A vinícola vinícolaapresenta em seus vinhos biodinâmicos o selo demeter, que atesta a natureza e as regras com que esses rótulos foram elaborados.
História da Navarrsotillo
Navarrsotillo Biodynamic & Organic Wines é uma empresa familiar fundada pelos irmãos Andrés e Ramón Serrano, a tecnologia e a inovação estão devidamente conjugadas com a tradição no cultivo das quintas herdadas dos seus pais utilizando métodos ecológicos e técnicas biodinâmicas para obter os melhores vinhos. Acreditam firmemente que a saúde da terra é da maior importância para a obtenção de vinhos de qualidade, por isso não há lugar para produtos químicos sintéticos.
Certificações importantes
Toda a produção, tanto em La Rioja como em Navarra, é supervisionada e certificada pelo CPAER (Conselho de Produção Agrícola Ecológica de La Rioja), ES-ECO-035-RI; pelo CPAEN (Conselho de Produção Agrícola Ecológica de Navarra), ES-ECO-025-NA; e pelo Escritório Internacional de Certificação Demeter na Espanha.
Em La Rioja, a adega está equipada com a mais moderna tecnologia para a produção de vinhos de qualidade. Em Navarra, a adega situa-se no concelho de Peralta e dispõe de toda a tecnologia necessária para a produção de vinhos de elevada qualidade. Para seus clientes, Navarrsotillo é sinônimo de tradição, agricultura artesanal e bom trabalho; em suma, vinhos de alta qualidade.
Vinhos Biodinâmicos
Tintos
Alma de La Marciana Tinto Biodinâmico, com as uvas tempranillo, garnacha e graciano. Cor vermelho intenso com brilho violáceo. Aroma discreto com notas de cereja e de couro. Redondo e equilibrado com finos aromas de frutos dos bosques. Combina com carnes vermelhas, gastronomia mediterrânea e queijos.
La Marciana Garnacha Tinto Biodinâmico, com 100% garnacha. Cor fundo de cereja com borda granada. Aroma complexo de frutos maduros (morangos, amoras), com notas de frutos negros e especiarias doces (cravo, noz-moscada, baunilha), minerais, chocolate e balsâmico. Paladar potente, amplo e encorpado, tanino maduro nobre, dotado de intensa sensação aromática e final prolongado. Ideal com carnes vermelhas, aves de caça e peixes.
Rótulo Val de Resa Tempranillo Tinto Biodinâmico, com 100% tempranillo. Cor vermelho cereja com camada intermediária e tons violáceos. No nariz possui aromas de frutos vermelhos mediterrâneos que denotam a sua juventude e elegância. Apresenta uma entrada poderosa que expressa todas as características da tempranillo, fruta e mineralidade, com um final longo e muito agradável. Harmonize com pratos da cozinha Mediterrânea, risotos, massas, carnes e queijos.
Branco
Garrafa Val de Resa Garnacha Blanco Biodinâmico, com 100% da uva garnacha branca. Cor dourada palha, leve, com reflexos verdes muito suaves. É um vinho muito aromático com notas florais e frutos tropicais de ananás. Na boca é uma autêntica explosão aromática de frutas cítricas muito persistente com acidez contida e final longo muito agradável. Experimente com aperitivos, saladas, frutos do mar, peixes e queijos macios.
Rosé
Vinho Val de Resa Rosé Biodinâmico, com 100% garnacha. Cor rosa brilhante. Vinho muito aromático dominado por frutos vermelhos, morangos e groselhas. Na boca mostra-se muito frutado com uma acidez contida e um final longo e muito elegante. Vai bem com aperitivos, saladas, massas, risotos, cozinha oriental, pratos picantes e agridoce.
Muito inyteressanye
Olá Carlos, realmente conhecer a história sempre é enriquecedor, certo? Espero que continue nos prestigiando.
Gostei da reportagem
..vou divulgar na minha disciplina de Agroecologia do curso de Agronomia da Urcamp..Bagé..RS
Olá Ana Cláudia, que incrível saber disso. Nós ficamos muito felizes que estamos conseguindo com o blog informar e até educar os alunos. Bons estudos!
Parabéns por fazer e divulgar a história!
Oi Vicente, nós que agradecemos o incentivo e a mensagem.
Adquiri com.muita luta um pedacinho de terra para cuidar e viver desta terra….estou precisando de apoio e orientções para iniciar os trabalhos. Aceito toda ajuda e incentivo.
Olá, Regina. Que maravilha! Seja muito bem-vinda ao mundo incrível dos produtores de vinho. Fique à vontade para explorar todos os nossos artigos a respeito do relevo, clima, terroir, videiras, tipos de uvas e o que mais tiver necessidade. Mas, acreditamos que o melhor será fazer uma consultoria com algum agrônomo para lhe auxiliar em todos os preparativos para começar o cultivo das uvas. Boa sorte! E conte sempre com a Wine Lovers para os momentos que quiser brindar suas novas conquistas. Estamos torcendo por vc!