A Wine Lovers é uma importadora boutique que busca trazer para a mesa do consumidor brasileiro vinhos surpreendentes, de alta qualidade com preços justos. Foi fundada em São Paulo (SP), em 2005, e desde o início teve a intenção de trabalhar com vinhos incomuns, inspiradores e acessíveis, privilegiando pequenas vinícolas, cujos proprietários são altamente dedicados ao seu produto.
Um pouco de história
Fundada em 2005, pelo casal Catia Gramuglia e Walter Betta, dois apaixonados por vinhos, a Wine Lovers busca desde então, trazer para a mesa do consumidor brasileiro vinhos surpreendentes, de alta qualidade a preços justos.
A intenção de trabalhar com vinhos incomuns, inspiradores e acessíveis se deu pela grande dificuldade, na época, de encontrar rótulos dessas categorias em distribuidores no Brasil.
Por isso, focaram na seleção de pequenas vinícolas, cujos proprietários são apaixonados por seu produto, e que, muitas vezes, apresentam produções limitadas, de qualidade superior e cuidadosamente selecionados.
“São pessoas encantadoras, que sempre tem uma história para contar sobre seus vinhos, vinhedos, terra e família, que inspiram a saborear seu produto com muito prazer”, explica Cátia.
Linha do tempo
A primeira importação da Wine Lovers em 2006 foi de vinhos chilenos. Ao final de 2007, chegou o primeiro embarque dos vinhos americanos, da Califórnia.
No início de 2009, foi a vez dos espanhóis e, em seguida, chegaram os argentinos e italianos. Hoje, o portfólio conta também com vinhos do Uruguai, Portugal, França, Romênia e os novos do Brasil, incluindo produtos orgânicos, biodinâmicos e naturais, o que totaliza mais de 400 rótulos, e todos eles, muito especiais.
Mas, a busca não pára! Mesmo com uma estrutura pequena, a Wine Lovers não poupa esforços para trazer vinhos de qualidade a preços acessíveis. E nessa seleção, Cátia e Walter sempre procuram visitar e sentir de perto cada vinícola dos vinhos eleitos para o portfólio.
Conheceram também o processo de vinificação de cada um, suas histórias surpreendentes e confirmaram o amor e a dedicação dos devotos produtores à uva. “A meta é continuar conhecendo as regiões vitiviníferas do mundo para trazer o que há de melhor para nosso mercado e para os profissionais do vinho, enófilos, sommeliers e admiradores dessa bebida simplesmente divina!”, destaca Cátia.
Primeiras conquistas
A Wine Lovers, que até pouco tempo era focada em vendas para consumidor final, conta atualmente com uma equipe comercial que tem desenvolvido um importante trabalho no mercado e que já mudou a história da empresa.
Hoje, os vinhos da importadora podem ser encontrados nos mais renomados restaurantes e empórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Minas Gerais, Porto Alegre, Mato Grosso e Brasília.
Sua Missão
As palavras incomuns, inspiradores e acessíveis estão presentes no logo da importadora e resumem a Missão da Wine Lovers.
– vinho incomum: que dificilmente seria distribuído no Brasil por ser de vinícolas pequenas, com produção limitada, porém, de alta qualidade e cuidadosamente selecionado.
– vinho inspirador: cujos proprietários apaixonados por seu produto sempre têm uma história para contar, que inspira a saborear sua criação com muito prazer.
– vinho acessível: além de tudo que proporciona, tem um preço justo e com um excelente custo-benefício.
Portanto, é o vinho que vale mais do que custa, sem o risco do arrependimento no final de cada garrafa, um rótulo que vale a pena! Esse é o sentimento que a importadora busca proporcionar ao seu cliente.
Dicas da Wine Lovers
Se você vai receber seus amigos em casa, prepara todo o cardápio, mas na hora de escolher qual bebida servir fica na dúvida, conheça como fazer quando quiser causar uma boa impressão nos seus convidados, neste bate-bola com a Cátia:
Como escolher um bom vinho?
Local onde comprar: para adquirir um vinho de qualidade é importante selecionar um bom fornecedor, que pode ser uma loja especializada (enotecas) ou uma importadora.
Seleção do vinho: Se possível, regiões que são conhecidas por ter a bebida de qualidade.
Para refinar esta escolha:
- selecione a uva mais famosa da região. Por exemplo: para um vinho argentino, busque a malbec, a uva emblemática do país.
- procure pelo tipo de vinho que harmonize com a comida. Exemplos: se for comer peixe branco, selecione um vinho branco. Se for uma massa com molho vermelho, opte por um italiano da Toscana, onde se encontra os vinhos da uva sangiovese, que tem acidez elevada, e, portanto, combina com o tomate, que também possui esta nível de acidez.
- desconfie dos preços muito baixos, pois “ninguém faz milagres”! Sabe-se que, no Brasil, os impostos altíssimos impossibilitam que vinhos de boa qualidade sejam baratos. O que acontece quando o valor está muito abaixo? Podem ser vinhos de “desova”, ou seja, já passaram do tempo e perderam qualidade. Busque um preço médio, pois os vinhos muito caros podem ser muito “complexos” e muitas vezes, não agradam a todos os paladares.
Qual é a uva mais certeira e por quê?
A cabernet sauvignon! Chamada também como a rainha das tintas, pois é uma uva historicamente muito bem aceita para paladares diversos. No caso de um branco, a sugestão é a chardonnay, também muito amigavél e preferida por muitas pessoas.
O que faz um vinho ser bom?
Detalhes imprenscindíveis:
- O “terroir”, que engloba solo e clima adequados.
- O cultivo das uvas: o produtor tem que ter todo o cuidado e carinho para cultivar suas videiras, e assim terá um excelente produto.
- O enólogo, ou seja, o “chef” do vinho. Tem que ser muito bom e conhecer suas videiras profundamente e saber quando fazer a poda, quando colher, como vinificar, quais as mesclas necessárias, etc.
A escolha da taça é importante?
O vinho deve ser apreciado na sua totalidade e uma taça bonita, adequada, ajuda muito! Não se toma um vinho em copo de plástico, claro, se não tiver outro copo e em casos bem excepcionais, pois pior do que tomar um bom vinho num copo qualquer é deixar de tomar um bom vinho!
Para conhecer os vinhos da Wine Lovers, clique aqui.