No mês de março comemoramos o Dia Internacional das Mulheres. Felizmente, muitas mulheres no mundo do vinho estão dando sua contribuição. Assim, vamos contar a história de mais quatro especialistas e lembrar que todas as demais mulheres devem se sentir homenageadas pelo grande trabalho que estão fazendo no mercado do vinho.
Crítica renomada no Reino Unido
Para atestar a excelência de um vinho, o mercado internacional reconhece algumas pessoas experientes que podem com imparcialidade e muita credibilidade experimentar e pontuar os melhores exemplares daquele ano. Vamos conhecer uma das mais importantes mulheres no mundo do vinho nos dias de hoje.
A crítica de vinhos britânica Jancis Mary Robinson é jornalista e escritora de vinhos. Atualmente, escreve uma coluna semanal para o jornal Financial Times e publica diariamente em seu site, clique aqui para acessar.
Ela também fornece conselhos para a adega da rainha Elizabeth II e foi condecorada com o Mérito Agrícola Francês. Foi a primeira mulher a obter o título de Master of Wine. Suas avaliações de vinhos seguem a escala de 20 pontos.
Como é considerada uma das mais eminentes do mundo em sua área com mais de 40 anos de carreira profissional, foi indicada como a responsável por ter colocado os vinhos tintos portugueses, de 1999 a 2012, em destaque internacional com relação a suas pontuações médias gerais, devido a tudo isso sua opinião é extremamente relevante.
Ela escreveu a obra “The World Atlas of Wine”, em conjunto com Hugh Johnson, que é recomendada como uma das publicações mais aclamadas sobre vinho e já está em sua oitava edição.
Jancis é um dos nossos destaques porque em 2017 foi convidada a eleger os dez vinhos portugueses que mais marcaram na última década.
Para ela foi realmente difícil listar apenas esses 10 vinhos, pois alguns já eram bem conhecidos de enólogos e enófilos.
Entre eles encontra-se o tinto orgânico da vinícola Espaço Rural, da região do Alentejo, mais precisamente em Vidigueira (sul do país), o Bojador Vinho de Talha 2015, composto de 40% Trincadeira, 30% Moreto e 30% Tinta Grossa.
Vinificação tradicional em talhas de barro e sem controle de temperatura. Fermentação com leveduras indígenas da região e sem qualquer adição ou correção dos mostos.
A Wine Lovers é a representante da vinícola no Brasil e você pode conhecer a mais nova safra deste vinho incrível sem sair de casa! O Bojador Vinho de Talha Tinto tem como enólogo Pedro Ribeiro.

Proprietárias e enólogas na Itália
Salento, o extremo sul da península de Puglia, uma terra adequada à viticultura por gerações. Entrelaçamento de etnias e paixões, região de encruzilhada de povos, onde a cultura da vinha e da produção de vinho tem origens ancestrais e chegou aos nossos dias pelo aperfeiçoamento das suas práticas, enriquecendo-se em tecnologia e fascinando o mundo com as suas narrativas.
No coração do Primitivo di Manduria DOP, está instalada a vinícola a6mani e seus vinhos que nascem do amor sincero de três mulheres no mundo do vinho pela sua terra: três primas em uma execução impecável a seis mãos de um projeto realizado em conjunto.
Desde 2011, produzem vinhos com uvas indígenas, como Primitivo e Negroamaro, com o objetivo de divulgar ao mundo este maravilhoso território e as suas potencialidades. As plantas mais velhas e as mudas pequenas são a melhor expressão disso com seus baixos rendimentos e excelente potencial de qualidade.
O projeto a6mani envolve várias propriedades: Monte la Conca, Li Marini, Mesola delle Volpi, Troncarea e Campofreddo, a uma distância máxima de cerca de 20 km entre si. Apesar de estar numa área bastante pequena, cada uma destas vinhas tem condições geoclimáticas únicas: desde a terra vermelha que repousa sobre um subsolo calcário até aos solos arenosos junto ao mar.
No primeiro, crescem mudas velhas com rendimentos muito baixos; estes últimos, por outro lado, combinam-se para dar aos vinhos uma expressão aromática mais refinada.
Diferentes terroirs que dão vida a distintas linhas de vinhos, todas expressões da diversidade pedoclimática, que quer dizer, a interação entre a disponibilidade de água no solo e a evapotranspiração típica de Salento. As vinhas a6mani crescem limpas e bonitas como museus ao ar livre, fortes em uvas ricas e concentradas, com uma fruta complexa e um sabor equilibrado.
Conheça toda a linha disponível clicando aqui.
Enóloga-chefe na Romênia
The Iconic Estate tem 129 anos de experiência em vinificação e é membro do Alexandrion Group Romania, a maior produtora e distribuidora de álcool da Romênia.
A empresa possui instalações de produção e armazenamento, três linhas de engarrafamento, armazém com temperatura controlada e caves subterrâneas. A vinícola em Tohani, Gura Vadului, é uma das maiores da região de Dealu Mare, com capacidade de processamento de 5 mil toneladas por ano, sendo produzida aproximadamente 3,6 milhões de litros por ano e cerca de 5 milhões de garrafas anualmente.
Com o passar do tempo, os vinhos produzidos têm sido premiados em diversos concursos internacionais. A vinícola é a primeira romena a receber a Grande Medalha de Ouro no “Concours Mondial de Bruxelles”.
La Umbra é a linha de vinhos inspirada na sombra de uma árvore que havia próxima à cozinha externa das antigas fazendas romenas. Os membros da família comiam, conversavam e descansavam sempre ao lado de uma taça de vinho.
Este hábito foi homenageado com a produção de um vinho fresco, frutado e leve obtido a partir de cepas selecionadas e colhidas cuidadosamente nas famosas regiões vinícolas da Romênia.
Prahova Valley é uma marca de vinho com uma história de mais de 17 anos no mercado local e a principal linha dentro do portfólio da The Iconic Estate. É um vinho único, surpreendente e memorável.
Byzantium é uma gama de vinhos premium que abrange mudanças, evolução e está sempre em atualização. A linha ilustra a individualidade das vinhas localizadas numa das regiões vinícolas mais famosas da Romênia: Dealu Mare.
Rhein Extra é a linha de espumantes que é produzida nas Caves Rhein desde 1892. As notáveis qualidades deste espumante são reconhecidas desde 1906, ano em que obteve a mais alta distinção na “Exposição Geral Romena”.
Naquela época, o espumante era considerado “a marca mais natural, indígena e superior”. Por isso, é a escolhida para as celebrações da Casa Real Romena.
Lorena Deaconu é a enóloga-chefe da The Iconic Estate. Possui mais de 20 anos de experiência. É uma das mulheres no mundo do vinho e uma verdadeira mestra da vinificação.
Ela faz todos os vinhos atuais como da linha Prahova Valley e La Umbra. Além disso, Lorena elabora a muito popular e premiada linha Byzantium.
Ao conversar com Lorena sobre seu trabalho, sua paixão pela vinificação brilha como um farol. Ela realmente ama o que faz, apesar dos dias de 17 horas durante a colheita em que não consegue fazer mais nada. “Que outro trabalho permite viajar pelo mundo, conhecer novos amigos e pessoas interessantes. O vinho é um bom amigo meu”, concluiu Lorena.

Empreendedora no mercado de vinhos
Fundada em 2005, pelo casal Catia Gramuglia e Walter Betta, dois apaixonados por vinhos, a Wine Lovers busca desde então, trazer para a mesa do consumidor brasileiro vinhos surpreendentes, de alta qualidade a preços justos.
A intenção de trabalhar com vinhos incomuns, inspiradores e acessíveis se deu pela grande dificuldade, na época, de encontrar rótulos dessa categoria em distribuidores no Brasil.
Por isso, focaram na seleção de pequenas vinícolas, cujos proprietários são apaixonados por seu produto, e que, muitas vezes, apresentam produções limitadas, de qualidade superior e cuidadosamente selecionados. “São pessoas encantadoras, que sempre tem uma história para contar sobre seus vinhos, vinhedos, terra e família, que inspiram a saborear seu produto com muito prazer”, explica Cátia.
A primeira importação da Wine Lovers em 2006 foi de vinhos chilenos. Ao final de 2007, chegou o primeiro embarque dos vinhos americanos, da Califórnia.
No início de 2009, foi a vez dos espanhóis e, em seguida, chegaram os argentinos e italianos. Hoje, o portfólio conta também com vinhos do Uruguai, Portugal, França, Romênia e os novos do Brasil, incluindo produtos orgânicos e biodinâmicos, o que totaliza mais de 300 rótulos, e todos eles, muito especiais.
Mas, a busca não pára! Mesmo com uma estrutura pequena, a Wine Lovers não poupa esforços para trazer vinhos de qualidade a preços acessíveis. E nessa busca, Cátia, uma das mulheres no mundo do vinho, procura visitar e conhecer de perto cada vinícola dos vinhos eleitos para o portfólio.
“A meta é continuar conhecendo as regiões vitiviníferas do mundo para trazer o que há de melhor para nosso mercado e para os profissionais do vinho, enólogos, enófilos, sommeliers e admiradores dessa bebida simplesmente divina!”, destaca Cátia.
A Wine Lovers, que até pouco tempo era focada em vendas para consumidor final, conta atualmente com uma equipe comercial que tem desenvolvido um importante trabalho no mercado e que já mudou a história da empresa.
Hoje, os vinhos da importadora podem ser encontrados nos mais renomados restaurantes e empórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Mato Grosso e Brasília.
Conheça todo o portfólio clicando aqui.
