Como Segurar Uma Taça de Vinho: Guia Completo Com Dicas

Inúmeras regras de etiqueta que cercam o mundo dos vinhos existem por uma razão. Muitas vezes taxadas como piegas, a função dessas regras é fazer com que a apreciação da bebida seja muito melhor. Por isso, saber como segurar uma taça de vinho corretamente é extremamente importante na hora da degustação.

Sabemos que não faltam motivos para amar um bom vinho, por isso, caso você seja um degustador iniciante, hoje você irá aprender, com dicas práticas e fáceis, a não passar mais vergonha na hora de apreciar essa bebida dos deuses. Para começar, você sabia que escolha adequada da taça é tão importante quanto a maneira correta de segurá la?

Como escolher a taça adequada para o seu vinho?

Vários tipos de vinhos colocados em diferentes estilos de taças

Você já deve ter ouvido falar que a degustação de um vinho é uma experiência completa. Desde os aromas, sabores e características visuais, tudo precisa estar em harmonia para que o momento seja aproveitado da melhor forma. Afinal de contas, por que existem taças diferentes para cada tipo de vinho?

Composta pelo bojo, haste e base, cada taça possui uma anatomia particular para que os aromas sejam sentidos ao máximo. Uma taça com o bojo maior existe para que a oxigenação da bebida aconteça. Dessa forma, as narinas poderão sentir todas as notas e nuances de um aromático W Of Paine Carménère. Além disso, confira outras particularidades a seguir.

Taças para vinhos tintos

vinho tinto sendo servido em uma taça Bordeaux

As taças Bordeaux e Borgonha são as mais adequadas para degustar um bom vinho tinto. Ambas possuem o bojo grande, o que favorece o contato com o ar e a evolução dos aromas. Experimentar o delicioso Bogle Old Vine Zinfandel em taças como essas podem transformar a sua experiência em algo ainda mais fascinante.

Taças para vinhos brancos e rosés

Taça com vinho branco em uma vinícola

Menores e mais estreitas com relação às taças do tópico anterior, a função das taças para vinhos brancos e rosés é servir e conservar a bebida com a temperatura mais baixa e constante possível. Se você deseja uma experiência refrescante, tanto no nariz como na boca, não deixe de degustar o El Salvaje Blend de Blacs.

Taças para vinhos espumantes

taça de espumante cheia

Uma taça de espumante adequada é capaz de conservar todo o frescor e borbulhas de um Marina Espumante sem dificuldades. As taças Vintage e Flûte são mais estreitas para cumprir perfeitamente essa função.

Aprenda a segurar uma taça de vinho corretamente

Depois de escolher a taça ideal para o seu vinho preferido, chegou a hora de degusta-lo. É nesse momento que você começa a se perguntar qual a maneira correta e como segurar uma taça de vinho adequadamente.

Dica nº1

Mão segurando uma taça de vinho pelo bojo

Uma taça de vinho jamais pode ser segurada pelo bojo! Além de alterar a temperatura da bebida e ser esteticamente desagradável, segurando pelo bojo, você estará dificultando a inclinação da taça e perceberá uma interferência direta nos aromas da bebida.

Dica nº2

homem segurando uma taça de vinho tinto pela haste

Segurar corretamente uma taça de vinho é essencial para manter a qualidade ímpar de todo o processo de fermentação. Com a principal gafe posta à mesa na dica anterior, o ideal é sempre usar a haste ou a base na hora de erguer uma taça, além de ser mais elegante e bem-visto.

Dica nº3

Caso você se depare com algumas taças sem haste, nossa dica é evitar o contato da palma da mão com a taça, usando somente os dedos para segurá-la.

Particularmente, nesse caso, aproveite todos os momentos possíveis e deixe a taça descansando sobre a mesa, voltando a tocá-la apenas durante os momentos de degustação.

Embora algumas pessoas acreditem que essas regras sejam insignificantes e a diferença ocasionada na degustação seja mínima, um verdadeiro enófilo fará de tudo para que sua experiência seja perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *