Dez motivos para gostar de vinho

Muitas pessoas gostam de beber vinho por causa de muitos benefícios que a bebida traz, entre eles, fazer amigos, participar de eventos, conhecer lugares novos, curtir momentos agradáveis e de descontração, etc. Mas, alguns são cientificamente comprovados e outros socialmente aprovados. Então, conheça dez coisas para realmente gostar de vinho!

Vinho tinto faz bem à saúde

O consumo regular e moderado deste tipo de vinho está associado à prevenção de doenças, você sabia? Devido ao composto chamado resveratrol, presente especialmente nas uvas vermelhas. Estudos clínicos comprovaram que essa substância pode ajudar contra a síndrome metabólica, distúrbios neurológicos, diabetes tipo 2, certos tipos de cânceres, hipertensão e patologias cardiovasculares. Até para benefícios estéticos, o vinho tinto está sendo aclamado, como: retardar o envelhecimento da pele, fornecer elasticidade e firmeza. Recentes pesquisas apontaram que incluir o vinho tinto fez aumentar o desempenho nos exercícios e ganhar força nos músculos, assim pode-se concluir que ele faz bem para todo o corpo. Por isso, quando brindar diga Saúde, agora com conhecimento de causa e efeito!

Vinho tinto da uva Pinot Noir previna doenças

A Wine Lovers tem em seu portifólio alguns rótulos da uva Pinot Noir, que possui uma alta concentração de resveratrol. Experimente!

Tricky Rabbit Pinot Noir Syrah Reserva, da vinícola chilena, InVina, com 75% Pinot Noir e 25% Syrah. No nariz, toques florais, de cerejas, ameixas, passas e baunilha. Na boca, leve com notas sutis de fumo. Ideal para harmonizar com cordeiro assado, aves de caça, carnes vermelhas e brancas, queijos curados, peixes e massas.

William Cole Reserve Pinot Noir, da vinícola chilena, William Cole Vineyards, com 100% Pinot Noir. Vinho de cor vermelho cereja com tons de rubi, translúcido e brilhante. No nariz apresenta notas de rosas, frutas vermelhas, cassis e chá preto. Na boca é persistente, com corpo médio, frescor e taninos suaves. Acompanha bem pratos de risotos de cogumelos, queijos leves e como aperitivo.

Bogle Pinot Noir, da vinícola californiana, Bogle Winery, apresenta 100% Pinot Noir. Surpreendente vinho, elegante, complexo, com notas de frutos silvestres, hortelã, especiarias, lavanda, baunilha e tostado. Harmoniza com queijos envelhecidos e patês, pratos com cogumelos, aves e suínos.

Harmonização com tudo

Engana-se quem acha que vinho só pode ser harmonizado com pratos requintados, de restaurantes e gourmets. Essa bebida é tão versátil que consegue satisfazer os mais diversos paladares. Você não precisa de uma ocasião super especial para combiná-lo porque pratos simples e gostosos podem te surpreender. Bom, para quem não sabe é possível apreciar um bom vinho comendo hamburguer, batata frita, nuggets, hot-dogs, etc. Não acredita? A Wine Lovers sugere os vinhos que podem ser ideais com vários deles:

Pizza

W of Paine Carmenere, da vinícola chilena, William Cole Vineyards, tem 95,2% Carmenere e 4,8% Carignan; Pino Doncel Sauvignon Blanc, da vinícola espanhola, Bodegas Bleda, tem 100% Sauvignon Blanc.

Esfihas e Quibes

Agostino Inicio Cabernet Sauvignon, da vinícola argentina, Finca Agostino, tem 100% Cabernet Sauvignon; Tricky Rabbit Cabernet Franc Carmenérè Reserva, da vinícola chilena, InVina, tem 60% Cabernet Franc, 40% Carmenérè ou Bojador Tinto Orgânico, da vinícola portuguesa, Espaço Rural, que possui 50% Aragonez, 30% Touriga Nacional e 20% Trincadeira.

Coxinha e salgadinhos diversos

W of Paine Sauvignon Blanc, da vinícola chilena, William Cole Vineyards, tem 100% Sauvignon Blanc ou Finca Altorfer Chardonnay, da vinícola argentina, Vinãs Don Martin, tem 100% Chardonnay.

Arroz, feijão, bife e farofa

Finca Agostino Inicio Malbec, da vinícola argentina, Finca Agostino, tem 100% Malbec.

Salgadinhos podem ser harmonizadas com vinho

Experimentar novidades

Então, pare de beber sempre os mesmos vinhos e arrisque-se escolhendo outras uvas, safras, produtores, etc. Permita-se viver uma aventura só de decidir provar o novo. A Wine Lovers importa mais de 200 rótulos diferentes… Quer conhecer mais sobre outros vinhos, fichas técnicas e mais informações acesse o site: www.winelovers.com.br.

Beber mais de um vinho por vez

Por quê? Bom, a explicação é bem simples. Para entender, por exemplo, qual a diferença entre uma cor amarela e outra verde; se tivermos apenas a amarela ficará mais difícil de saber o que uma tem que a outra não possui. Uma grande vantagem dos profissionais do vinho está na questão que eles provam e comparam vários vinhos ao mesmo tempo. Por isso, faça como eles e aprenda mais rápido as suas diferenças. Abra dois ou três vinhos de cada vez e compare suas características: uvas, região, produtor, cor, aroma, sabor, taninos, acidez, etc. Assim, em pouco tempo saberá mais sobre qual vinho tem preferência.

Degustar aos poucos

Uma dica muito legal para apreciar melhor seus vinhos é não engolir de uma vez! Afinal, quando você escolhe beber um vinho sozinho ou acompanhado a sua primeira intenção é degustar a bebida, certo? Então por que uma taça dura alguns segundos na sua mão? Bom, para começar a gostar de vinhos deve fazer um ritual, assim garante que vai provar realmente e entender algo sobre eles. Então, para obter tudo que o vinho tem e seus benefícios, mantenha-o na boca por três a quatro segundos até que todos os gostos sejam devidamente registrados no paladar: amargo, azedo, doce, salgado.

Construir sua memória gustativa

Sempre escreva suas impressões porque para poder saber do que você gosta é preciso lembrar o que bebeu e com detalhes! Mesmo que você deguste muitos vinhos durante anos, se não deixar anotado o que achou deles, com certeza não compreenderá nada sobre vinhos. Apenas descreva o que está sentindo, como qual o aroma característico, gosto predominante, cor, etc. Assim, você vai começar a construir uma “memória gustativa”.

Compartilhar bons momentos

Para fazer a degustação mais divertida e prazerosa que tal convidar seus amigos ou a pessoa amada para uma prova de vinhos? Degustar vinho com outras pessoas pode ajudar a melhorar significativamente as suas habilidades porque cada um tem uma impressão, percebe um sabor distinto e as possibilidades são inúmeras de encontrar outras características. Além de compartilhar bons momentos e abrir a sua mente, coisa que você não conseguiria experimentando sozinho! Uma forma de se reunir e passar momentos agradáveis e felizes.

Vinho é sinônimo de bons relacionamentos entre amigos e amores

Aprender sobre diferentes culturas

O mundo do vinho ensina muito sobre outros países, sociedades, clima, relevo e gastronomia. Dentro de uma garrafa é possível sentir os aromas e sabores oriundos de todos os lugares sem sair do seu local de origem. Mesmo as vinícolas localizadas no mesmo país ou região possuem caraterísticas distintas de seus terroirs, assim a mesma uva possui especificidades exclusivas e pode ser incrível desvendar seus mistérios.

Oportunidade de comprar online

Atualmente, a tecnologia facilita muito a vida dos apreciadores de vinho. A Wine Lover, www.winelovers.com.br, possui sua loja virtual com rótulos sensacionais, promoções sazonais, clube de vinhos e pagamento facilitado no cartão e opção de boleto bancário.

Reciclar

O vinho é uma bebida que se pode aproveitar tudo mesmo! A garrafa pode virar um vaso, um abajour, um objeto de decoração; a rolha pode servir como material de artesanato na criação de peças criativas como bandeja, porta-retrato, caixa para guardar coisas, etc. E o conteúdo já foi muito bem aproveitado, claro! Então, é um produto sem desperdício para o meio ambiente e contribui para diminuir os resíduos do nosso planeta. Já tinha pensado nisso?

Rolhas de cortiça podem ser transformadas em lindos objetos de arte

2 respostas para “Dez motivos para gostar de vinho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *