Vinho Barolo: Saiba tudo sobre esse clássico italiano

Conhecido como um dos tipos mais clássicos do mercado, o vinho barolo é produzido a partir da uva nebbiolo, que traz no nariz frutas silvestres, violeta, rosa e conforme vai envelhecendo torna-se mais potente, bem-estruturado e alcança novos aromas de alcatrão e trufas. A casta é oriunda da cidade de Barolo e Barbaresco, na região de Piemonte (noroeste da Itália).

Origem

A Itália é um país de excelência em produção de vinho tinto e sua reputação é confirmada por nobres bebidas, entre eles o vinho barolo (Piemonte), o vinho chianti clássico e brunello di montalcino (Toscana) e o vinho taurasi (Campanha).

Os grandes vinhos italianos tintos são uma vigorosa expressão de seu terroir porque têm “jeito”, autenticidade, charme, tradição e refletem sua herança de mais de dois mil anos.

O país é o maior produtor de vinho do mundo. O volume atual de vinho produzido e exportado coloca a Itália em primeiro lugar. No entato, os números variam de acordo com o ano, mercado e cultura. Às vezes, a França é o número um. E em termos de área total plantada, a Espanha possui a maior área de vinhedo do mundo.

Piemonte é o berço deste grande vinho italiano
Piemonte é o berço deste grande vinho italiano by Marilze Parodi

Uva nebbiolo

Esta cepa autóctone italiana é uma das mais de 2.000 uvas nativas do país na qual os produtores desenvolveram variedades devido às condições locais de solo e clima. Tem características distintas como perfume de rosa, violeta, especiarias, frutas doces, damasco, frutas secas, zimbro, grama, azeitona verdes, alcatrão, alta acidez e taninos potentes.

É uma uva complexa, tânica e ácida. De casca espessa, costuma produzr vinhos escuros, secos, com muita acidez e taninos exuberantes. Os vinhos italianos desta uva são considerados rústicos, pouco frutados e muito complexos. Uma curiosidade: nebbiolo deriva da palavra italiana nebbia que quer dizer névoa, este nome foi dado por causa da referência da névoa na época da colheita nas colinas de Piemonte. Ela também é conhecida como Chiavennasca, Spanna, Grumello e Prunent.

Esta uva amadurece lentamente e apresenta muita qualidade. Seus vinhedos estão presentes nas colinas e montanhas, seu solo é constituído de marga, calcário, argila, areia, cascalho, assim é uma uva de difícil adaptação em outros terrenos. O clima tem papel decisivo nos vinhos produzidos porque a variação anual é significativa. As regiões de Barolo e Barbaresco recebem a influência do Mediterrâneo e possuem noites mais frias, o que permite as características de seu vinho mais famoso, barolo.

Uva nebbiolo é utilizada para a produção do vinho barolo
Uva nebbiolo é utilizada para a produção do vinho barolo

DOCG

O vinho barolo é resultado de uma combinação de fatores, não somente uva ou região, a sua Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) está atrelada ao Piemonte, que é considerado um dos locais mais nobres e mais frios da viticultura italiana. Portanto, produz vinhos mais rústicos e menos frutados. Como a uva nebbiolo é uma das mais tops da região muitos fazem o vinho barolo com esta cepa. Mas, deve-se tomar cuidado porque nem todo vinho da uva nebbiolo é barolo. No entanto, todo barolo é feito com a uva nebbiolo.

A explicação é que nem todo mundo que planta nebbiolo na Itália consegue fazer barolo porque para isso precisa ser produzida em uma subrregião de Piemonte, chamada de Cuneo e necessita também de um tempo de guarda deste vinho no produtor. Todo vinho barolo tem que ser guardado por pelo menos 2 anos em barril e um ano em garrafa para ser considerado um legítimo, se for um barolo riserva tem que ser guardado por 3 anos e no caso do riserva speciale até 5 anos., pelo menos 3 deles em barril.

É um vinho de guarda que tem que respirar muito em taça, por isso recomenda-se decantar ou usar um areador para melhorar ainda mais a sua experiência devido à presença de taninos muito duros e aromas muito fechados.

Barris de carvalho francês guardam o precioso vinho barolo
Barris de carvalho francês guardam o precioso vinho barolo by Marilze Parodi

Características

A cor do vinho barolo é bem mais clara que os vinhos tintos mais potentes porque a uva nebbiolo traz complexidade, riqueza de aromas e sabores ao invés de potência exagerada. Possui halos de cor âmbar e acastanhados, e mudanças constantes até o centro da taça, quando se está degustando após um longo período de guarda, cerca de 7 anos.

O vinho barolo é feito para ser consumido mais tarde, porque ele tem um potencial de guarda extenso, de até 15 anos. Ele é rústico, com taninos fortes, por isso no começo da sua vida tem muita acidez.

Harmonize com grelhados de carnes vermelha, carnes de caça como coelho e pato, queijos meia cura e tartufos.

Vinho barolo é para ser apreciado em momentos especiais
Vinho barolo é para ser apreciado em momentos especiais by Marilze Parodi

Vinho dos Reis

A Wine Lovers, www.winelovers.com.br, tem um rótulo deste vinho de qualidade ímpar para você conhecer: Barolo DOCG/DOP, da vinícola Cascina Marchisio, com 100% Nebbiolo. Colheita manual, longa maceração e fermentação em aço inoxidável. Envelhecido por 24 meses em barris de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa. A cor é vermelho granada profundo com leves reflexos na cor laranja. O aroma é elegante e poderoso, evoca notas de rosa, eventualmente com toques picantes. O sabor é cheio, redondo, bem equilibrado como reminiscências de amêndoas e blackberry seco.

Este vinho raro e um dos mais prestigiados da Itália é frequentemente comparado ao da Borgonha porque ambos são de variedade única, produzidos no extremo norte de uma região, em terroirs que foram trabalhados por vários séculos.

Da mesma forma, seja em um estilo fresco para consumo precoce ou com potencial para envelhecer, ele possui a marca de ser um dos melhores no mundo do vinho a ser comercializado. Além disso, a garrafa às vezes tem o mesmo formato que o vinho da Borgonha.

A produção de seis milhões de garrafas do “rei dos vinhos e do vinho dos reis” continua sendo em quantidade limitada, apenas um milésimo da produção total da Itália. Pelo menos, os brasileiros podem experimentar essa maravilha sem sair de casa, não é?

Vinhedos da Cascina Marchisio, em Piemonte
Vinhedos da Cascina Marchisio, em Piemonte by Marilze Parodi

2 respostas para “Vinho Barolo: Saiba tudo sobre esse clássico italiano”

  1. Realmente o Barolo é um vinho para apreciar antes de degustar. A sua coloração é linda, diferente das demais, um bordô nítido, que é bonito de se ver.

    1. Olá, José Almeida. Este é o vinho preferido de muitas pessoas. Mas, é preciso ter uma certa maturidade e um paladar bem treinado para perceber a complexidade deste clássico. Ficamos felizes com o seu comentário, afinal o blog é feito para todos os nossos leitores e enófilos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *