A uva merlot faz vinhos com corpo médio, suaves e de sabores como ameixa, toques de frutas negras e um pouco terrosos. Quando envelhecido em carvalho, traz notas cremosas e sutis de baunilha. Quer fazer sucesso em uma reunião de amigos ou familiares? Então, opte por mesclas com merlot, vinho fresco de baixo tanino quando oriundo dos países do Novo Mundo e estruturado na medida se produzido na França.
Um pouco de história
Uma das principais cepas tintas é a uva merlot. Proveniente da região de Bordeaux, na França, é muito utilizada em misturas com outras uvas. Especificamente às margens de Pomerol e St-Émilion que esta uva suave e suculenta expressa-se da maneira mais incrível. Esta região francesa produz três grandes cepas de uvas: cabernet sauvignon, cabernet franc e merlot, vinho tinto sedoso que pode durar por muitos anos, se comportando, portanto, como vinho de guarda.
Em muitos locais em que a merlot foi plantada é conhecida como varietal, ou seja, participa da mistura com outras uvas, e deixa os vinhos com taninos leves e sabores carnosos, por exemplo, na Califórnia. Já no Chile, apresenta características de vinhos mais fáceis de beber.
Antigamente, usada para acertar os vinhos feitos com a cabernet sauvignon tinha um papel de coadjuvante no processo de fabricação. Hoje brilha como uma uva elegante, sutil, de tamanho médio, pele fina e de cor preta azulada.
Bordeaux
É a mais emblemática região vinícola francesa. Com mais de 120.000ha de vinhedos que chegam a produzir aproximadamente 6,5 milhões de hectolitros por ano, inclusive os vinhos mais caros e ilustres do mundo. Existem 57 AOCs somente na região que se divide em três partes, com a delimitação geográfica dos rios Garonne e Dordogne.
A oeste do rio Garonne concentram-se as vinhas da margem esquerda de Médoc, Graves e Sauternes, a leste do Dordogne fica a área da margem direita, que inclui St-Émilion, Pomerol e Fronsac, e no meio a chamada Entre-Deux-Mers.
O terroir é plano, com solo variado de pedra calcária em St-Émilion, cascalho em Médoc e Graves que regula o fornecimento de água para as vinhas. O clima é temperado e marítimo, com invernos moderados e verões quentes. Essas características auxiliam na maturação das uvas e nas proteção contra as geadas.
Barris bordaleses
Os barris de Bordeaux são usados na França e em todo o mundo é conhecido como barris de carvalho francês. No formato clássico de barril, em francês são as famosas barriques, que tem capacidade para 225l de vinho, medindo 95cm de altura. Construídos de aduelas de carvalho com 20 a 22mm de espessura. Comumente utilizados para fermentar, amadurecer ou guardar o vinho antes de engarrafar. Os vinhos podem ficar até dois anos dentro deles porque ao absorver o oxigênio lentamente, o tanino é suavizado pela presença da madeira, se estabiliza a cor e dá mais complexidade aos aromas e sabores. Quanto mais novos melhores os resultados!
Monovarietal e varietal para escolher
Para ajudar na sua busca pelos melhores rótulos, a Wine Lovers tem algumas sugestões com monovarietais e varietais de merlot, vinho bem cotado pelos nossos clientes.
Começando com o Saint Genès Bordeaux Rouge, da vinícola Château Saint Genès com 80% merlot e 20% cabernet sauvignon. Desengace e esmagamento suave, maceração a frio por 3 dias. Fermentação alcoólica em cubas de aço inoxidável, com controle automático de temperatura. Maceração por 10 dias e amadurecimento em tanques de concreto por 6 meses. De cor roxo escura, aroma frutado, levemente picante. Na boca é redondo, fácil e de acidez equilibrada. Harmoniza com carnes vermelhas, churrasco, queijo e azeitonas. Ganhou a Gold Medal por Gilbert & Gaillard 2011 e é altamente recomendado pelo guia de vinho Hachette.
Outro vinho incível da mesma região, da vinícola Terre de Vignerons é o Château Ponchemin – AOP Bordeaux Rouge com 35% merlot, 42% cabernet sauvignon e 23% cabernet franc. Maceração e fermentação tradicional com controle de temperatura. De cor vermelha grená escura. No nariz frutas vermelhas e picantes que oferecem um toque de madeira. Na boca é agradável, redondo, frutado e com boa persistência. Ideal com carnes vermelhas grelhadas e assadas. Premiado com a Medalha de ouro no Consurso Agrícola Geral de Paris 2010.
Da vinícola Azienda Agrícola Foffani na Itália, temos um produto varietal orgânico da uva merlot, vinho vinificado como branco que foi afinado e amadurecido durante 3 meses na garrafa. Colheita manual. O Foffani merlot Bianco Ter Vinum com 100% merlot. Aromas de boa intensidade com presença de maçãs, nozes e especiarias. Com corpo médio, frutado e persistência média. Combina com crustáceos, moluscos e peixes crus.
Da vinícola chilena, Viña von Siebenthal da região do Vale do Aconcágua, destaca-se o Parcela #7 Gran Reserva com 40% cabernet sauvignon, 31% petit verdot, 16% merlot e 13% cabernet franc. Maceração a frio, fermentação e nova maceração pós-fermentação em cubas de aço inoxidável, mais 20 meses de envelhecimento em barris de carvalho francês e americano. Descanso em garrafa por no mínimo mais 12 meses em garrafa. O paladar é a aveludado, com taninos finos. Sabores de frutas vermelhas frondosas, ervas selvagens e azeitona acentuada devido ao carvalho. Harmoniza bem com pratos de carnes vermelhas, risotos de funghi, costeleta de cordeiro, massas recheadas com molhos à base de queijos e pratos com aves.
Outra sugestão é o rosé Rococó da mesma vinícola, com 40% cabernet sauvignon, 30% merlot e 30% cabernet franc. Após moagem, separe-se o mosto imediatamente. Em seguida, inicia-se a fermentação alcoólica e faz-se a clarificação e estabilização da bebida. Processo de fermentação em cubas de aço inoxidável. Vinho com acidez, álcool e taninos equilibrados. Aromas de frutas vermelhas confitadas, morangos, framboesas, especiarias, mel, caramelo e marrasquino. Na boca muito volume, grande sedosidade e ótima concentração. Ideal com frutos do mar, grelhados, assados no forno e na brasa.
Da Califórnia, temos a vinícola Anders-Lane Artisan Wines com o Estrada Creek merlot vinho com 100% merlot, que passou 9 meses estagiando em barris de carvalho americano e francês. Notas de cerejas negras, groselha e amoras pretas no nariz e final longo aveludado na boca, com a presença de tons de carvalho tostado agradável e persistente. Ideal com carnes vermehlas, de porco, vitela e massas com molhos leves.
A Bogle Winery é outra vinícola sensacional californiana que nos brinda com o Bogle merlot com 100% merlot e estágio de 12 meses em barris de carvalho americano. No nariz aromas de framboesas e cerejas negras e na boca ameixas maduras. Fica perfeito com queijos de massa mole, patês de porco ou sozinho. É uma experiência de contrastes por ser concentrado, estruturado mais ao mesmo tempo sutil e sedoso.
O Tannat merlot Reserva é produzido pela vinícola uruguaia, Artesana Viños Finos de Uruguay que possui 50% tannat e 50% merlot. Rico em frutas silvestres vermelhas e negras, notas de especiarias e cedro. Um vinho elegante, redondo e com acabamento persistente. Harmoniza bem com massas, carnes de porco como salsichas e afins.