História de uma vinícola

Todos gostam de uma boa história, não é verdade? E se tratando sobre o mundo do vinho tem muito assunto interessante e curiosidades sem fim. Fica difícil escolher àquela que vai atrair mais o leitor. Mas, optamos por trazer a história da mais recente vinícola que entrou em nosso portfólio, chamada Finca Las Meninas.

Onde tudo começou

Finca Las Meninas é um projeto familiar que surgiu da necessidade de estabelecer raízes em Mendoza, província na qual Andrés, um dos donos nasceu e cresceu. A partir do desejo de se conectar à sua terra, aos hábitos de sua família natal e da paixão que ele e sua esposa Carolina compartilham pelo vinho, buscaram um lugar, com 24 hectares, onde hoje plantam suas próprias videiras de malbec, chardonnay, semillon, chenin e Pedro Ximenez, produzem seu próprio vinho e recebem turistas para uma degustação ao estilo PIC NIC no campo.

O nome Las Meninas foi dado pensando em suas duas filhas, a mais velha nascida no Chile e a mais nova em Porto Rico, durante os 10 primeiros anos deste matrimônio metade brasileiro e argentino. A mistura entre o espanhol do “La” com o português “Meninas” representa a linguagem desta família que comporta diferentes origens e territórios.

Vinícola localizada em Ugarteche
Vinícola localizada em Ugarteche

Há dois anos apenas

O nome BORO dado à primeira linha de vinhos deste projeto é a síntese exata da pluralidade cultural da família porque boro é o único elemento químico da natureza formado por uma mistura de outros elementos, sendo assim um elemento escasso de formação única. É o que hoje querem oferecer aos clientes, poucas garrafas de um vinho feito com a melhor matéria prima, por profissionais com muita experiência, paixão e respeito pelo resultado final. Um brinde às raízes e ao prazer de dividir uma taça com as melhores companhias!

Seus vinhos são produzidos na Argentina, em Mendoza, mais precisamente na sub-região de Lujan de Cujo, em Ugarteche que fica na divisa de Agrelo. O local das videiras está em uma altitude de 780 a 900m acima do nível do mar e possui um solo muito compactado de barro arenoso, especialmente nas plantações de chardonnay e malbec com 25 anos, e de rochas profundas pela proximidade com terrenos aluviais com vinhas plantadas há mais de 45 anos. 

Os proprietários preferem realizar a colheita de modo manual e fazem a fermentação dos vinhos em tanques de microvinificação com leveduras selecionadas, outras vezes em piscinas de concreto, com processo de fermentação natural, e alguns descansam em barricas de carvalho de primeiro e segundo usos.

Videiras plantadas pelo método de espaldeira
Videiras plantadas pelo método de espaldeira

Exclusividade Wine Lovers

Mesmo em tempos considerados repletos de desafios, a Wine Lovers, não deixou de se preocupar com a vinda de novos produtos para encantar seus clientes. Por isso, apresenta três vinhos deste projeto familiar de uma vinícola pequena que possui todas as características para estar no nosso portfólio e fazer muito sucesso em sua mesa com familiares e amigos.

O vinho Boro Blend de Tintas, feito com 93% malbec, 5% cabernet franc e 2% merlot, com vinificação feita em piscina de cimento, com processo de fermentação natural. Descanso por 6 meses sob suas borras e depois passagem por processo de filtragem e engarrafamento. De cor vermelho intenso e brilhante, com tons de violeta. Fresco no nariz, vivaz e floral. Algumas notas de evolução que remetem a frutas negras (ameixa, amora, etc). Na taça ele flui bem, na boca entrega um sabor mais doce de entrada amplo, harmônico e equilibrado. Tem uma persistência média, repetindo as frutas negras e algumas notas florais. Provoca uma salivação ao final muito agradável, convidando ao próximo gole. Acompanha muito bem pastas recheadas, carnes grelhadas ou de cozimento longo.

O vinho Boro Blend de Brancas, de 60% chardonnay, 36% Pedro Ximenez e 4% semillon, foi fermentado naturalmente em tanque de microvinificação com leveduras selecionadas. De tonalidade viva que remete a ouro, é um vinho fresco e elegante. Com notas selvagens, no nariz é bem delicado, fresco e ao mesmo tempo apresenta uma complexidade interessante. Frutas tropicais, tais como abacaxi e maracujá se destacam de entrada, sua intensidade é mediana apresentando notas de flores brancas. Na boca sua entrada é suculenta, compacta e fresca. Bem homogeneizada sua acidez proporcionando um ótimo equilíbrio para este vinho. De boca média se nota um bom equilíbrio resultante deste assemblage. Final persistente, fresco e elegante. Ideal para consumir em dias quentes. Combina muito bem com mariscos, peixes grelhados ou crus (ceviches e sushis/sashimis). Também é uma ótima companhia para uma tábua de queijos suaves, pastas leves e risotos feitos ou acompanhados com carnes brancas.

O vinho Boro Gran Blend, com 60% Malbec, 15% Cabernet Sauvignon, 15% cabernet franc, 5% petit verdot e 5% merlot. Todos os vinhos que compõem esse assemblage foram vinificados separadamente, logo todos descansaram também por separado em barris de primeiro e segundo usos, para então só depois de 12 meses, ser feito este corte. Ele está há 12 meses engarrafado. À vista o vinho tem uma coloração vermelha escura intensa, com linhas e lágrimas densas na taça, com um brilho atraente. No nariz é complexo, floral e com notas de especiarias, pimenta e algumas notas mentoladas. Seu aroma é bem persistente e se apresenta em camadas. Sugerimos sempre decantá-lo ou esperá-lo na taça. Na boca tem um ataque doce, full body, que repete as notas de especiarias, se apresenta a groselha e a amora, dando um caráter único e muito equilibrado. As notas de menta dão delicadeza a esse blend. Ideal com carnes vermelhas, pratos que requerem um processo de cozimento longo ou na grelha. Harmoniza com carnes com presença de gordura e pastas recheadas. É o vinho ideal para dias mais frios.

Trio de vinhos da vinícola Finca Las Meninas
Trio de vinhos da vinícola Finca Las Meninas

Uma resposta para “História de uma vinícola”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *