Uva Sauvignon Blanc: tudo o que queria saber

A uva sauvignon blanc é extremamente popular e produz grandes vinhos brancos com marcante acidez, aromas intensos e sabores vivos de maçãs verde, pimenta verde e frutas tropicais. A intensidade da fruta pode ser sentida de acordo com a região na qual é produzida, caso do Chile os vinhos serão mais delicados, em comparação à França que trará um pronunciado sabor.

Origem

Uva emergente entre as castas internacionais, até porque dá origem a diversos vinhos de renome mundial. A uva sauvignon blanc é originária da França, das regiões do Vale do Loire e Bordeaux. No Velho Mundo faz sucesso na Itália, desde que foi introduzida nas províncias de Piacenza e Palermo em seguida conquistou as cidades de Veneza, Friuli, entre outras. No Novo Mundo também se disseminou pela Califórnia e Nova Zelândia.

Vale do Loire é o berço da uva sauvignon blanc
Vale do Loire é o berço da uva sauvignon blanc

Características

Considerada uma das principais cepas brancas, é viva, ácida, aromática e intensa. Responsável por possibilitar a produção de dois dos mais populares e respeitados vinhos brancos do mundo, os Sancerre e os Pouilly-Fumé, do Vale do Loire, na França. Na região de Bordeaux costuma ser adicionada à Sémillon, tanto nos vinhos secos (Graves), como nos doces (Sauternes). Isso confere sabor e vivacidade quando misturadas. Pode ser produzida em barricas de carvalho ou não, o que aporta diversidade aos vinhos, especialmente no Chile e Estados Unidos. A uva sauvignon blanc combinada com a uva tinta cabernet franc forma uma das mais conhecidas no mundo, a cabernet sauvignon.

A uva sauvignon blanc é muito aromática, cheia de acidez e intensidade
A uva sauvignon blanc é muito aromática, cheia de acidez e intensidade

Regiões produtoras e AOCs

Muito encontrada na França, no Vale do Loire e Bordeaux; na Nova Zelândia; Chile; Alemanha e Áustria. Claro, que atualmente muitos outros países também são produtores, caso da Espanha e da Argentina.

O Loire Central é a capital da sauvignon blanc na França, graças aos celebrados vinhos de Sancerre e Pouilly-Fumé. Os vinhedos ficam 360 km rio acima da Costa Atlântica, o clima é continental e produz vinhos ácidos, secos e vivos; com aromas e sabores de frutas cítricas, cassis e groselha. A AOC Pouilly-sur-Loire está localizada do outro lado do rio e a AOC Menetou-Salon logo à Oeste, pertencem à cidade de Sancerre com solo montanhoso de calcário.

Já em Bordeaux, em Graves – uma região de pequenas propriedades familiares – é encontrado devido ao solo em cascalho, calcário com argila e areia dois tipos de vinhos: o branco seco com um estilo aromático, fresco e muito vivo, muitas vezes envelhecido em carvalho; e o branco doce com uvas colhidas tardiamente. Em Sauternes, os vinhos são doces, produzidos com a botrítis (podridão nobre causada por um esporo fúngico comum na região) que aumenta os níveis de acidez, açúcar, viscosidade e sabor nas uvas, resultando em um vinho aromático, doce, suave e suculento. A AOC Graves divide-se entre 2.500ha de tintos e 800ha de brancos, no caso das castas sauvignon blanc, sémillon e muscadelle. A AOC Sauternes cobre 2.200ha espalhados entre várias comunas, Barsac, Bommes, Fargues, Preignac e Sauternes.

No Chile, no Vale de Casablanca encontra-se uma das melhores regiões para a produção de vinhos em clima frio no país. Seus vinhos são frescos e vibrantes devido à localização a ao alcance do efeito refrescante do Pacífico. Outro local muito destacado para a produção da uva sauvignon blanc é o Vale do Curicó, por possuir também áreas mais frias nos arredores de Molina, a leste, e Teno, ao norte, são particularmente propícias às brancas. O Vale do Maule é a área mais meridional do Vale Central, com planícies amplas e horizontais, além de colinas baixas com alta pluviosidade.

Chile produz excelentes vinhos com a uva sauvignon blanc devido ao clima frio
Chile produz excelentes vinhos com a uva sauvignon blanc devido ao clima frio

Recomendações Wine Lovers

O Château Haut Bon Fils, do grupo de produtores de Bordeaux, chamado Producta Vignobles, da região de Gironde (França), tem 60% Sémillon e 40% Sauvignon Blanc. Possui cor amarela suave. É um vinho aromático, frutado, bem equilibrado. Ideal para acompanhar grelhados, frutos do mar e até como aperitivo.

O Saint Génès Bordeaux Blanc, da vinícola Vignobles Famille Courselle, de Bordeaux, na região de Entre-Deux-Mers (França), com 40% sémillon, 30% sauvignon blanc e 30% sauvignon gris. Na boca apresenta sabores de frutas cítricas e exóticas como abacaxi e toranja com notas florestais. É um vinho fresco, redondo e bem equilibrado. Ideal com carnes brancas, peixes, queijos e ostras.

O W of Paine Sauvignon Blanc, da vinícola William Cole Vineyards, localizada no Vale de Casablanca (Chile), tem 100% sauvignon blanc. De cor amarela palha translúcida com tons esverdeados. No nariz é explosivo, com aromas de broto de tomate, limão e um toque de pimenta-verde. Na boca apresenta notas frutadas e herbáceas, corpo e persistência média. É um vinho refrescante, com acidez redonda e mineral. Harmoniza bem com salada verde, ceviche e como aperitivo.

O Santa Ema Gran Reserva Sauvignon Blanc, da vinícola Santa Ema, localizada no Vale de Maipo (Chile), tem 100% sauvignon blanc. De cor verde palha cristalina e brilhante. Aroma complexo de ervas recém-cortadas, maracujá e toranja marcado por notas minerais. Na boca possui tem excelente equilíbrio, boa expressão, final longo e refrescante. Combina com queijo de cabra, pescados brancos ao forno e grelhados, ostras, ceviches e mariscos frescos.

O Pino Doncel Sauvignon Blanc, da Bodegas Bleda, localizada na região de Murcia (Espanha), possui 100% sauvignon blanc. É um vinho de grande intensidade aromática, muito complexo. Combina notas de aromas de frutas cítricas e frescas com nuances tropicais. Na boca tem uma entrada explosiva de sabores de frutas. Possui uma amplitude e sensação untuosa com boa acidez, que mostra equilíbrio perfeito. Harmoniza com frutos do mar, massas, carnes brancas, peixe, arroz e saladas. O El Salvaje Blend De Blancs, da vinícola Casa de Uco Vineyards & Wine Hotel, de Mendoza (Argentina), tem 35% sauvignon blanc, 25% chardonnay, 25% pinot gris e 15% torrontés. É um vinho que possui forte acidez, fruta e frescura, além de ser bem estruturado pelo envelhecimento das uvas chardonnay e pinot gris. Combina com frutos do mar, saladas, massas ao molho de queijo, frutas e queijos macios.

Vinhos brancos são muito apreciados para harmonizar pratos com peixes e frutos do mar
Vinhos brancos são muito apreciados para harmonizar pratos com peixes e frutos do mar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *